Nova pesquisa demonstra que polarização é “bom negócio” para Lula e Bolsonaro
Estudo da Atlas Intel revela que apenas 23% da população prefere um candidato que não seja o petista ou o ex-presidente
A Atlas Intel divulgou nesta sexta-feira (8) novos dados sobre a situação política do país. Os dados, desta vez, focam na polarização, e demonstram que o bolsonarismo e o lulismo seguem como determinantes no posicionamento do eleitorado.
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De acordo com a amostra da coleta, apenas 23% da população prefere um candidato não alinhado a Lula ou Bolsonaro, o que, segundo a AtlasIntel, revela um “espaço limitado e uma desvantagem estrutural para candidatos de centro nas corridas eleitorais. No entanto, centristas que logrem chegar ao 2º turno aumentam suas chances de derrotar um candidato extremista”.
Essa conclusão é reforçada pelas respostas aos “partidos de preferência” dos entrevistados: 34.6% dizem preferir o PT enquanto 25.1% declararam predileção pelo PL. O PSDB, partido histórico brasileiro, tem atualmente apenas 2.3% da preferência do eleitorado nacional.
Ideologia
Apesar da preferência por Lula e Bolsonaro, o critério ideológico é o mais importante para apenas 48% da amostragem. Atributos pessoais, como valores e perfil de liderança, entram nos parâmetros que definem as opções dos brasileiros.
"A principal saída para o centrismo vem justamente do personalismo. Segundo os dados, 75% do eleitorado prefere candidatos alinhados com um dos dois polos. No entanto, para mais de 40% do eleitorado, o mais importante são os atributos do candidato, os valores, atributos pessoais, como carisma, autenticidade e a experiência", analisou Andrei Roman, CEO da Atlas Intel.