Publicidade
Brasil

Níveis de rios amazônicos sobem após seca extrema

Chegada do período de chuvas ajudaram na recuperação dos rios Negro e Solimões

Imagem da noticia Níveis de rios amazônicos sobem após seca extrema
Bacia do rio amazonas
Publicidade

Os rios da bacia do Amazonas começam a apresentar recuperação após dois anos consecutivos de seca severa e o motivo é a chegada do período de chuvas. Os níveis estão subindo de forma consistente. A informação é do Serviço Geológico do Brasil (SGB), que divulgou boletim de monitoramento na terça-feira (14).

O rio Negro, que banha a capital Manaus, alcançou a marca de 20,68 metros, de acordo com o porto da cidade.

+ Seca histórica no Amazonas afeta quase 770 mil pessoas e reduz níveis dos rios a patamares críticos

Chuvas

De acordo com o boletim divulgado pelo SGB, as precipitações no final de dezembro estavam acima do previsto, o que acelerou o início do processo de enchente. Agora, o volume de chuvas está mais próximo da normalidade esperada para o período.

O boletim informou ainda que rio Amazonas apresentou uma leve redução nas variações diárias, enquanto o rio Solimões registrou elevações diárias expressivas em localidades como Tabatinga, Fonte Boa, Tefé e Manacapuru.

+Seca de rios beneficia caça e pesca ilegais na Amazônia

Apesar do Negro estar se recuperando, seus níveis ainda estão cerca de 2 metros abaixo da normalidade para este período.

Chuvas mais intensas são esperadas para a segunda quinzena de janeiro ou início de fevereiro.

Seca

O estado do Amazonas enfrentou dois anos de seca extrema, mas, segundo o SGB, o “inverno amazônico", em 2025, já trouxe sinais de recuperação.

O Serviço Geológico planeja acompanhar as precipitações nos próximos meses para confirmar se os níveis conseguirão superar os períodos de seca extrema.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade