Mundo

Rei Charles e papa Leão rezam juntos em evento que ocorre pela 1ª vez em 500 anos

Cerimônia conjunta de um monarca inglês e um pontífice católico não acontecia desde que o rei Henrique 8º se separou de Roma em 1534

Imagem da noticia Rei Charles e papa Leão rezam juntos em evento que ocorre pela 1ª vez em 500 anos
Papa Leão e rei Charles no Vaticano | Foto: Divulgação via REUTERS
Publicidade

O rei britânico Charles e o papa Leão 14 rezaram juntos na Capela Sistina do Vaticano nesta quinta-feira (23), na primeira cerimônia conjunta de um monarca inglês e um pontífice católico desde que o rei Henrique 8º se separou de Roma em 1534.

+ Papa Leão XVI se reúne pela 1ª vez com vítimas de abuso sexual na Igreja Católica

Cantos em latim e orações em inglês ecoaram pela capela, onde Leão foi eleito o primeiro papa dos EUA pelos cardeais católicos do mundo há seis meses, em meio a afrescos de Michelangelo que retratam Cristo proferindo o Juízo Final.

Charles, governador supremo da Igreja da Inglaterra, estava sentado à esquerda do papa, próximo ao altar da capela, enquanto Leão e o arcebispo anglicano Stephen Cottrell conduziam uma cerimônia que contou com a participação do Coro da Capela Sistina e de dois coros reais.

Embora Charles tenha se encontrado com os três últimos papas, e os papas João Paulo 2º e Bento 16 tenham viajado para o Reino Unido, seus encontros anteriores nunca incluíram orações conjuntas.

O rei e a rainha Camilla estão em uma visita de Estado ao Vaticano, marcando o estreitamento dos laços entre a Igreja Católica e a Comunhão Anglicana, cinco séculos após sua turbulenta separação.

"Há um forte sentimento de que esse momento no extraordinário cenário da Capela Sistina oferece uma espécie de cura da história", disse à Reuters o reverendo anglicano James Hawkey, teólogo canônico da Abadia de Westminster.

"Isso teria sido impossível há apenas uma geração", afirmou ele. "Isso representa o quanto nossas igrejas avançaram nos últimos 60 anos de diálogo."

A divisão entre a Igreja Católica e a Igreja da Inglaterra foi formalizada em 1534, depois que o papa Clemente 7º se recusou a anular o casamento do rei Henrique 8º com Catarina de Aragão.

+ Papa canoniza 7 novos santos; entre eles estão os primeiros venezuelanos

O desejo de Henrique de ter um herdeiro do sexo masculino -- e uma nova esposa que pudesse lhe dar um -- foi o catalisador imediato, mas outros fatores também estavam em jogo, envolvendo a apreensão dos bens da igreja pela coroa inglesa e o crescimento das ideias protestantes na Inglaterra.

Por Joshua McElwee

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade