MPF convoca reunião em SP para conter surtos de doenças entre imigrantes retidos em Guarulhos
De acordo com o MPF, o encontro também visa avaliar a adoção de novos procedimentos para a admissão de imigrantes no Brasil
O Ministério Público Federal (MPF) realizou uma reunião emergencial no Aeroporto de Guarulhos nesta terça-feira (27) para discutir medidas de contenção a possíveis surtos de doenças entre imigrantes retidos no local.
+ Epstein-Barr: entenda vírus que pode ter motivado hematoma intracraniano em Tony Ramos
De acordo com o MPF, o encontro também visa avaliar a adoção de novos procedimentos para a admissão de imigrantes no Brasil, que começaram a valer na segunda-feira (26). As novas regras determinam que passageiros com intenção de seguir para outros países, sem visto de entrada no Brasil, devem prosseguir até seus destinos finais ou retornar aos países de origem.
+ Idoso morre após receber dosagem de um mês de quimioterapia em apenas uma sessão
No último domingo (25), foi identificado um caso suspeito de Mpox em um estrangeiro que aguardava a concessão de refúgio na área restrita do aeroporto. O paciente teve o primeiro atendimento em uma unidade de pronto atendimento e posteriormente foi encaminhado ao Hospital Emílio Ribas, na capital paulista.
+ Mpox: quais são os primeiros sintomas e como identificar a doença?
Segundo o Instituto de Infectologia do hospital, o caso foi descartado para Mpox, sendo confirmado para catapora (varicela), doença causada pelo vírus Varicela-Zoster, que também provoca lesões na pele, assim como a Mpox.
Na sexta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) emitiu um alerta epidemiológico recomendando a intensificação das ações de vigilância e assistência a casos de Mpox.