Ministério da Agricultura divulga marcas de café torrado impróprias para consumo
Sete marcas tiveram lotes confiscados por conter substâncias que não têm relação com café e níveis de impureza acima do limite permitido
Gabriella Rodrigues
SBT News
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça-feira (26) uma lista de sete novas marcas de café torrado que foram consideradas impróprias para consumo de acordo com a Portaria 570/2022, que determina o padrão de classificação do grão.
As marcas de café que tiveram lotes desclassificados são: Conquista, Cooperbac, Fino Sabor Superior, Rio Preto, Pedrosa, Caseiro Mineiro e Café Pioneiro. Nas amostras, foram identificadas matérias e impurezas que não possuem relação com o café, em níveis acima do permitido no país, representando risco para o consumidor.
+ Senado aprova projeto para criar cadastro nacional de animais domésticos
O recolhimento dos lotes faz parte das ações do Programa Nacional de Prevenção e Combate à Fraude e Clandestinidade em Produtos de Origem Vegetal (PNFRAUDE), que inspeciona produtos que vêm de plantas, frutos ou vegetais.
Caso você tenha comprado esses produtos, a orientação por parte do Mapa é de interromper o consumo e solicitar um novo, como o Código de Defesa do Consumidor instrui. Se você ver algum dos itens abaixo no supermercado, denuncie no Portal Fala.BR, com nome e endereço do ponto de comercialização: