Milhares celebram Dia de São Jorge com homenagens ao Papa Francisco no Rio
Fiéis lotam paróquia em Quintino para homenagear São Jorge e recordar visita do Papa Francisco ao Brasil, em 2013
Fabiano Martinez
Milhares de fiéis se reuniram nesta quarta-feira (23) na Paróquia de São Jorge, em Quintino, zona norte do Rio de Janeiro, para celebrar o Dia de São Jorge, padroeiro do estado. O evento foi marcado por missas, velas, homenagens e tradições religiosas. Neste ano, a celebração ganhou um tom solene com a homenagem ao Papa Francisco, que faleceu na última segunda-feira.
Além das projeções tradicionais de São Jorge na fachada da igreja e dos fogos de artifício ao amanhecer, imagens do papa também foram exibidas. Um vídeo relembrando a visita de Francisco ao Rio, em 2013, foi mostrado em um telão instalado no local.
+ Papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro; Acompanhe ao vivo
A devoção a São Jorge é uma das mais fortes da cidade e chega a rivalizar com a de São Sebastião, outro padroeiro do estado e da capital fluminense. Para muitos, o santo também representa Ogum, uma entidade cultuada nas religiões afro-brasileiras como o Candomblé e a Umbanda, vista como símbolo de força e proteção espiritual.
+ Papa reformador e amigo dos pobres: quem foi Francisco
Durante toda a manhã, a avenida Clarimundo de Melo ficou tomada por uma multidão vestida com roupas nas cores de São Jorge.
A programação inclui 14 missas ao longo do dia. Com a igreja lotada, muitos fiéis acompanharam as celebrações por telões instalados do lado de fora. A tradicional procissão está marcada para o final da tarde e deve percorrer as principais ruas do bairro.