Mesmo com chuvas fortes no RS, governo decide manter realização do “Enem dos Concursos”
Deputadas do RS cobravam por uma resposta e possível adiamento do Concurso Público Nacional Unificado no estado
O governo informou na noite desta quinta-feira (2) confirmou que o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) terá sua realização mantida para o próximo domingo (5), inclusive no Rio Grande do Sul (RS), estado que vem sofrendo com fortes chuvas. A confirmação aconteceu por meio de nota assinada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
+Chuvas no RS: Defesa Civil confirma 29 mortos e 60 desaparecidos
“O Governo Federal envidará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, informou a nota.
A resposta acontece após deputadas do RS terem questionado o governo pedindo por um possível adiamento do CPNU no estado, que já tem 29 mortes, 60 desaparecidos e 36 feridos confirmados pela Defesa Civil como consequência das fortes chuvas.
“Obviamente milhares de candidatos não vão conseguir se deslocar para os locais da prova e, se conseguirem, estarão com a segurança totalmente comprometida. O Rio Grande do Sul, mais uma vez, vive um cenário catastrófico, consequência da crise climática e da má gestão do governo local. Os candidatos não deveriam ser prejudicados na prova, além de todos os prejuízos que já enfrentam. Por isso, questionamos a ministra Esther Dweck se há algum plano de adiamento do exame no RS”, escreveu a deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS).
Fernanda e a deputada Franciane Bayer (Republicanos-RS) haviam protocolado um ofício ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviço Público questionando sobre a aplicação do CNU no RS.