Mês Farroupilha celebra a tradição e aquece vendas no comércio
Lojas especializadas em trajes típicos têm aumento de 40% nas vendas
Lenise Slawski
As vendas de trajes típicos impulsionam o comércio de Porto Alegre em setembro, mês em que os gaúchos reforçam a imersão na cultura regional, principalmente através da Semana Farroupilha. Lojas especializadas em artigos tradicionalistas tiveram aumento de até 40% no faturamento em comparação a outros períodos do ano.
"Setembro é o nosso grande momento de vender. O movimento cresce muito e o interesse por roupas como bombachas, alpargatas e vestidos de prenda é enorme", disse a vendedora Anydria Cardoso.
Grande parte dos clientes busca roupas infantis. "A gente planta a sementinha do tradicionalismo nos filhos desde cedo", afirmou a decoradora de festas Jenifer D'Ávila, que comprava vestidos para as filhas.
Há também quem esteja vivendo a primeira experiência. "Nunca tinha usado uma vestimenta gaúcha. Gostei muito das opções e escolhi meu primeiro traje", contou a vendedora Ivone Velasques.
Os preços, no entanto, podem pesar no bolso. Um traje completo de boa qualidade exige investimento. Mesmo assim, para os consumidores, o valor é compensado pelo orgulho de celebrar a tradição. "Vale cada centavo quando a gente ajuda a manter viva a nossa história", destacou Anydria.
+Semana Farroupilha leva tradição gaúcha ao Parque Harmonia em Porto Alegre (RS)