Massa de ar polar provoca recordes de frio no Centro-Sul do Brasil
Quatro capitais tiveram dia mais gelado do ano: Curitiba, Goiânia, Florianópolis e Rio de Janeiro
Kallyna Sabino
A massa de ar polar que avança pelo Centro-Sul do Brasil segue reforçando o frio nas regiões Sul e Sudeste. No fim da última semana, a chegada de uma frente fria proporcionou os dias mais gelados do ano até o momento.
Quatro capitais tiveram recorde: os termômetros em Curitiba bateram 1,3ºC. Goiânia fez 9,2ºC, recorde pelo segundo dia consecutivo. Fez 5,5ºC em Florianópolis e no Rio de Janeiro, 8,3ºC.
+Ciclone extratropical impulsiona o frio no Brasil; semana começa com ar seco em maior parte do país
Uma das cidades mais frias do Brasil, Urupema, em Santa Catarina, amanheceu com os pastos branquinhos de geada. Os termômetros registraram -6,5ºC, mas a sensação térmica era de -22ºC, segundo dados do órgão rural do estado catarinense, o Epagri.
Já em Serra Vermelha, no Rio Grande do Sul, um pomar de mirtilos amanheceu congelado. Isso porque os agricultores molham os brotos e as flores para que não morram com a geada.
Veja a previsão para os próximos dias
A quarta-feira (14) ainda amanhece fria e com geada no Sul e parte do Sudeste, em região de serra, principalmente a Mantiqueira. A previsão para Curitiba é de apenas 1ºC. O Rio de Janeiro deve amanhecer com 7ºC, enquanto São Paulo e Belo Horizonte, 7ºC e 9ºC respectivamente.
+Onda de frio faz Defesa Civil criar abrigo emergencial em São Paulo
As temperaturas são baixas mesmo com a presença do Sol, que predomina em praticamente todo o país nesta quarta, deixando o tempo seco no Centro-Oeste. Chove apenas na faixa norte do Amazonas, em Roraima e boa parte do centro do Pará. Nordeste também com tempo firme, exceto no litoral sul da Bahia.
Já no litoral, o alerta para forte ressaca permanece até quarta-feira em toda a costa brasileira, do Chuí, no Rio Grande do Sul, a São Mateus, no Espírito Santo.
+Frente fria avança no Brasil com previsão de temperaturas negativas no Sul; veja
No Rio de Janeiro, um idoso foi levado por uma onda no Leme e acabou se afogando. Ele foi resgatado, mas não resistiu. Parte da orla do Leblon está interditada com risco de ser invadida pelo mar.
Já no Norte, a máxima será de 35ºC em Porto Velho e 30ºC em Belém. No Nordeste, a previsão é de 31ºC em Fortaleza e 29ºC no Recife.