Maratona do Rio: mais de 80% dos corredores inscritos são de outros estados e países
Considerada a maior corrida de rua da América Latina, a competição teve recorde de inscritos esse ano
Iris Tavares
Perto de iniciar, a 22ª edição da Maratona do Rio, considerada a maior corrida de rua da América Latina, já bateu seu primeiro recorde. O número de corredores inscritos é o maior em 22 anos. Foram 45 mil inscrições recebidas para as cinco categorias — 5k, 10k, 21k, 42k e o Desafio Cidade Maravilhosa.
Do total de inscritos, 81% moram fora do Rio de Janeiro. Entre os corredores estrangeiros, os destaques são as etíopes Betelhem Moges e Tsehat Maru, e o campeão da prova 42km de 2023, o queniano Josphat Kiprotich.
São Paulo é o estado do Brasil com o maior número de representantes na 22ª edição da Maratona do Rio: 32%. O número é maior que o dos corredores cariocas, que correspondem a 19% dos maratonistas.
A expectativa é de recorde também para a economia.
Segundo a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro, deve ser arrecadado cerca de R$ 350 milhões para a economia da cidade.
Além disso, a Fecomércio afirma que quase três mil empregos são gerados, direta e indiretamente, pelo evento.
Os percursos de três das quatro distâncias passaram por alterações. Somente os 10k mantêm o mesmo trajeto traçado de 2023.
Confira as alterações no percursos das provas
42 km
Como na Maratona Olímpica em 2016, os maratonistas vão correr pelo Distrito Naval da Marinha do Brasil. Antes, nos primeiros quilômetros, o trajeto passava pelo Túnel Marcello Alencar.
21 km
Nos 21 km, a largada foi deslocada da esquina com a Rua Bartolomeu Mitre, no Leblon, para o Jardin de Alah.
5 km
Os 5k ganharam um trajeto completamente novo, passando pelo Museu de Arte Moderna (MAM) e a Praça Cuauhtemoc, no Flamengo.
Solidariedade
Em meio ao desastre climático no Rio Grande do Sul, os organizadores da corrida promoveram a campanha "A gente corre pra ajudar", onde todo valor arrecado no lote extra da Marotana serão doados para as vítimas da tragédia.
Nas primeiras 48 horas da ação, 136 kits, no valor de R$ 1 mil, foram vendidos.