Primeiro-ministro do Reino Unido surpreende e anuncia eleições para 4 de julho
Pleito foi antecipado por Rishi Sunak; eleitores votam para escolher um novo Parlamento e novo governo
O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, anunciou, nesta quarta-feira (22), que as eleições para o parlamento vão acontecer no dia 4 de julho. O anuncio pegou boa parte da população de surpresa, pois acontece meses antes da data prevista pelo calendário atual.
Na data, os britânicos votarão para eleger um novo Parlamento e, consequentemente, um novo governo. Isso porque o partido que conseguir o maior número de deputados vai apontar o novo primeiro-ministo. Caso Rishi Sunak não seja reeleito, o Reino Unido terá o quarto primeiro-ministro em um ano.
Sunak foi escolhido para o cargo em outubro de 2022.
O primeiro-ministro e ex-chefe do Tesouro deve liderar o Partido Conversador nas eleições, tendo como principal oponente Keir Starmer, ex-diretor do Ministério Público na Inglaterra e líder do Partido Trabalhista.
Quem também está concorrendo no Reino Unido?
Além dos Conservadores e dos Trabalhistas, o Partido Nacional Escocês, os Liberais Democratas e o Partido Unionista Democrático são atualmente os três maiores partidos no Parlamento.
Como funciona a votação no Reino Unido?
Ao todo, podem ser votados 650 membros da Câmara dos Comuns para um mandato de até cinco anos.
O partido que obtiver a maioria na Câmara dos Comuns, sozinho ou em coligação, formará o próximo governo e o seu líder será o primeiro-ministro.