Mamãe Tarifa Zero: Prefeitura de SP anuncia transporte gratuito para pais com filhos em creches
Serão beneficiadas crianças de 0 e 4 anos, matriculadas em creches municipais, que morem a mais de 1,5 km da instituição e a família esteja no CadÚnico

SBT News
A Prefeitura de São Paulo anunciou, nesta segunda-feira (31), o programa Mamãe Tarifa Zero, que vai oferecer transporte gratuito no ônibus municipais para os responsáveis legais por crianças matriculadas em creches da cidade.
O benefício vale para qualquer responsável pela criança, independente do grau de parentesco, podendo ser mãe, pai, avós, tios ou irmãos que estejam cadastrados junto à creche.
Serão beneficiadas crianças de 0 e 4 anos, matriculadas em creches da rede municipal, que morem a mais de 1,5 quilômetro da instituição e a família esteja registrada no CadÚnico.
+ Capital e região metropolitana de SP entram em estado de atenção por forte chuva; uma casa desabou
Menores atendidos pelo Transporte Escolar Gratuito (TEG) ou cujo responsável tenha mais de 60 anos, Bilhete Único Especial da Pessoa Idosa ou da Pessoa com Deficiência não terão direito à gratuidade.
De acordo com o prefeito Ricardo Nunes, cerca de 15 mil pessoas devem ser beneficiadas. O investimento anual é de R$ 38 milhões, com recursos disponibilizados pelas secretarias da Fazenda e de Planejamento.
Exigências do programa
- Ser responsável legal de criança entre 0 e 4 anos e estar matriculadas na creche;
- Criança regularmente matriculada (com CPF próprio) em uma creche da rede municipal;
- Família devidamente cadastrada no CadÚnico;
- Distância entre residência da criança e a creche superior a 1,5 km;
- Não ser usuária do Transporte Escolar Gratuito - TEG;
Como vai funcionar?
- O responsável deve consultar se tem direito ao benefício no site sptrans.com.br/mamae-tarifa-zero e fazer a solicitação do seu novo Bilhete Único Mamãe Tarifa Zero. O novo cartão será entregue no endereço escolhido em até dez dias.
- Os créditos de transporte serão disponibilizados neste novo cartão, com quantidade para viagens que garantam a ida e a volta da creche, de acordo com a quantidade de dias letivos de cada mês, e deverão ser carregados mensalmente.
- O responsável deverá encostar seu Bilhete Único em qualquer máquina de recarga disponível nos terminais, estações e no interior dos ônibus, uma vez por mês, para carregar com os créditos gratuitos. O saldo não utilizado no mês irá expirar.