Publicidade
Brasil

Mais de 300 mil imóveis continuam sem luz após temporais em SP

Chuvas também provocaram alagamentos, queda de árvores e destelhamento de casas

Imagem da noticia Mais de 300 mil imóveis continuam sem luz após temporais em SP
Falta de energia elétrica em São Paulo | Paulo Pinto/Agência Brasil
Publicidade

Mais de 300 mil casas da Grande São Paulo continuam sem luz em decorrência das fortes chuvas que atingiram o estado na segunda-feira (22). O número consta em um novo balanço divulgado pela concessionária Enel, que, inicialmente, registrou a interrupção no fornecimento de energia em 900 mil imóveis.

Dos clientes que seguem prejudicados, 253 mil são da capital paulista. Moradores de outras 23 regiões também continuam sem luz, sendo a maioria de Santana de Parnaíba (14,3 mil), Cajamar (11,9 mil), Osasco (10,7 mil), Cotia (6,1 mil) e Barueri (5,4 mil).

Além da interrupção no fornecimento de energia elétrica, a chuva provocou alagamentos em diversos pontos e queda de árvores. As fortes rajadas de vento, que chegaram a 95 km/h, também causaram transtornos, como o destelhamento de casas e a quebra de janelas. Na capital, parte do teto da estação Brás da CPTM desabou.

A instabilidade climática ocorre devido à chegada de uma nova frente fria associada a um ciclone extratropical, atuante no sul do Brasil. Ao todo, o acumulado médio de chuva foi de 33,7 milímetros (mm), o que corresponde a 50,5% da média de setembro que é de 66,7mm. Em meio ao cenário, São Paulo foi colocado em alerta laranja para tempestades pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Previsão para os próximos dias

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura de São Paulo (CGE), a entrada da massa de ar frio deve derrubar as temperaturas nos próximos dias, além de trazer nuvens carregadas. O clima começa a mudar já nesta terça-feira (23), que terá mínima de 14ºC e máxima de 18ºC.

+ Primavera começa com frente fria, temporais e queda de temperatura em parte do Brasil

Na quarta-feira (24), os ventos úmidos que sopram do quadrante sul favorecem a formação de muitas nuvens e a manutenção das baixas temperaturas. Há potencial para garoa, principalmente no início e no fim do dia. Os termômetros devem oscilar entre 13°C na madrugada e 17°C no início da tarde.

Publicidade

Assuntos relacionados

São Paulo
Energia
Chuva
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade