Publicidade
Brasil

Mais de 30 milhões de pessoas seguem sem água tratada no Brasil, diz levantamento

Pesquisa do Instituto Trata Brasil apontou perdas na distribuição como principal agravante. Norte e Nordeste são regiões mais afetadas

Imagem da noticia Mais de 30 milhões de pessoas seguem sem água tratada no Brasil, diz levantamento
Mais de 30 milhões de pessoas também vivem sem água tratada em todo o país, diz estudo | Agência Brasil
Publicidade

Um levantamento do Instituto Trata Brasil divulgado nesta quarta-feira (5) apontou que 32 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada no Brasil.

A situação é agravada pelo alto índice de perdas na distribuição, com 37,78% da água sendo desperdiçada antes de chegar às residências.

"De um lado, temos uma população que não tem acesso a água tratada e que muitas vezes está sofrendo com doenças de veiculação hídrica, como diarreia. De outro lado, perdemos toda essa água que poderia estar sendo direcionada a essa população", afirmou Luana Pretto, presidente do instituto.

Os problemas relatados pela executiva se agravam nas regiões mais afetadas pelo desperdício no atendimento de água, coleta e tratamento de esgotos: Norte e Nordeste.

Benedito Ferreira, aposentado e morador de Belém, que vive em frente a um canal, disse ao SBT News que a água nem sempre chega à torneira e, quando acontece, a qualidade é duvidosa: "É arriscado dar algum problema de doença na gente".

Publicidade

Assuntos relacionados

SBT Brasil
Meio Ambiente
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade