Maior navio de guerra da América Latina parte do RJ para o RS
Embarcação da Marinha brasileira, com tamanho de dois campos de futebol, vai auxiliar vítimas da tragédia ambiental
O maior navio de guerra da América Latina vai partir do Rio de Janeiro, na base naval da Ilha das Cobras, para ajudar as vítimas do desastre ambiental no Rio Grande do Sul na tarde de quarta-feira (08), às 14h.
O tempo de navegação, porém, ainda não é preciso por conta das condições climáticas no estado, mas a expectativa é que o barco aporte na cidade de Rio Grande na sexta-feira (10).
A embarcação Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, da Marinha brasileira, tem uma área de quase dois campos de futebol. Aproximadamente 100 toneladas de alimentos e água serão levados às vítimas e 200 fuzileiros navais vão embarcar ao estado gaúcho.
O Atlântico também tem capacidade para 8 viaturas, 40 embarcações de pequeno e médio porte e aeronaves, entre aviões e helicópteros. Duas estações de tratamento móvel de água serão colocadas no navio, tendo capacidade de produzir 20 mil litros de água potável por hora.
O navio vai ajudar no resgate de vítimas que estão isoladas e no transporte de mantimentos, podendo comportar aproximadamente 1,1 mil pessoas. O NAM Atlântico também possui um dos maiores complexos médicos entre os barcos da Marinha nacional, funcionando como hospital de campanha.
Além de tarefas de controle marítimo, o navio é destinado a missões de caráter humanitário e já foi utilizado em outros desastres naturais. A Marinha atua no Rio Grande do Sul com 4 navios, 20 embarcações, 12 aeronaves e centenas de militares.