Lula propõe treinamento de jovens militares para combater tragédias climáticas
Presidente afirmou ter conversado o assunto com o Comandante do Exército, Tomás Paiva
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta quarta-feira (11), que militares recém-ingressos nas Forças Armadas podem ser treinados para atuar em desastres climáticos extremos. Em entrevista à Rádio Norte FM da afiliada do SBT, TV Norte, o presidente afirmou que propôs a medida ao Comandante do Exército, Tomás Paiva.
+ Em meio a queimadas, Lula cria Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo
"Eu conversei com meu comandante do exército, o general Tomás, e eu disse para ele que quem sabe a gente não devesse aproveitar esses jovens que vão servir o Exército para que a formasse ele, especializasse eles, exatamente na defesa civil para que a gente possa enfrentar desastres climáticos", disse o presidente. ]
"São 70 mil jovens por ano que a gente pode preparar e torná-los profissionais de combate à questão climática, de defesa do planeta, da floresta, da água em defesa da vida humana. A gente pode fazer isso, porque nós vamos precisar", concluiu.
A fala de Lula foi feita após ter sido questionado sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, ter determinado o governo federal a convocar mais bombeiros militares da Força Nacional para atuar no combate às queimadas em todo o país.
+ Usar máscara protege contra a poluição e a fumaça das queimadas? Entenda