"Lua cheia do veado" poderá ser vista nesta quinta (10) em todo o Brasil; saiba como
Com origem em tradições indígenas da América do Norte, fenômeno está relacionado ao período em que veados machos começam a desenvolver novos chifres

SBT News
Os brasileiros poderão ver observar, nesta quinta-feira (11), a "Lua cheia do veado". Se o céu estiver limpo, o fenômeno será visível a olho nu em todo o território nacional.
+ "Lua de Sangue": primeiro eclipse total da Lua de 2025
A fase cheia da Lua atinge seu auge por volta das 17h30 (horário de Brasília), mas o melhor momento para a observação será logo após o pôr do sol, quando o satélite natural desponta no horizonte com seu característico tom alaranjado.
O nome tem origem em tradições indígenas da América do Norte e está relacionado ao período em que veados machos – conhecidos como "bucks", em inglês – começam a desenvolver seus novos chifres. Por isso, essa Lua cheia ficou conhecida como a "Lua do veado".
+ Câmara aprova projeto que proíbe uso de animais em testes de cosméticos
Mas esse não é o único nome atribuído à Lua cheia de julho. Povos antigos da Europa também a chamavam de:
- Lua do trovão, devido às tempestades típicas do verão no Hemisfério Norte;
- Lua das ervas, por ser a época ideal para colheita de plantas medicinais;
- Lua do feno, relacionada ao período de colheita de pastagens.
Outro fato interessante é que esta será a Lua cheia mais distante do Sol em 2025, já que acontece poucos dias após o afélio – ponto em que a Terra está mais afastada da estrela.
Como observar
Para ver a "Lua cheia do veado", não é preciso nenhum equipamento especial. Um lugar com pouca poluição luminosa e céu aberto já é suficiente. Quem tiver binóculos pode usá-los para observar detalhes como as manchas na superfície lunar.
Buscas por "Lua cheia do veado" estão em alta no Google
O interesse de busca por "Lua cheia do veado" está em alta no Google Brasil. Os dados são Google Trends.
