Jacaré é visto em avenida de Porto Alegre após enchente; assista
Vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o animal é visto nas águas alagadas da cidade
A cheia histórica do Guaíba, em Porto Alegre, que já deixou ao menos 95 mortos e 131 desaparecidos, também fez um jacaré aparecer nas ruas do bairro Menino Deus.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que o animal é visto nas águas alagadas da cidade.
Segundo a Defesa Civil, o número de mortos após as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul subiu para 95. De acordo com o boletim, 131 pessoas estão desaparecidas e o número de feridos aumentou para 362. Mais de 204 mil pessoas estão fora de suas casas. 48.297 delas estão desabrigadas e outras 156.056 estão desalojadas. No total, mais de 1,4 milhão de pessoas foram afetadas pelas chuvas, em 401municípios.
Em nota, a Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) disse que "um biólogo voluntário já está na região, monitorando os deslocamentos do animal".
Confira a íntegra da nota da Smamus.
"A equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) confirma o avistamento de um jacaré de pequeno porte na região alagada do Menino Deus, na manhã desta terça-feira (7). Um biólogo voluntário já está na região, monitorando os deslocamentos do animal. A Smamus destaca que a água é o habitat natural do jacaré, assim como de cágados e outras espécies. A orientação é manter distância do animal. Ele não é agressivo e apenas ataca se for para se defender. Assim como nós, humanos, os animais também estão enfrentando situações estressantes neste momento, portanto, evite a aproximação e não agrida a nossa fauna. Neste momento todos servidores estao trabalhando, seja atendendo desabrigados, resgatando bichos selvagens em areas secas ou outras emergencias. Jacaré, na água, é mais difícil de remover - todos barcos estão focados em transportar pessoas e mantimentos. Reforçamos que área alagada NÃO É PRA TER PESSOAS. Os avisos foram dados. Se tem água o bastante pra conectar com outros rios e jacaré nadar livremente, não é para ter pessoas no local".
Nível da água pode demorar até 20 dias para baixar
A situação trágica no Rio Grande do Sul levanta questionamentos sobre o nível das águas e quando a inundação vai baixar. Segundo previsões do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a água pode começar a baixar nos próximos 4 dias.
No entanto, há a possibilidade de que a cheia permaneça por entre 15 e 20 dias, de acordo com a meteorologista do SBT RS, Estael Sias. O risco é que, além do desabastecimento de água potável, ocorra surtos de dengue.