Indígena que liderou buscas por Dom e Bruno morre em Manaus
"Paulo Marubo criou condições para que a floresta e as vidas que ali habitam sigam em pé", diz Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira
O líder indígena Paulo Marubo, que coordenou a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari por três vezes e liderou as buscas por Dom Phillips e Bruno Pereira, morreu neste sábado (3), em Manaus.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Marubo enfrentava um quadro de hepatite grave e seus rins e fígado foram comprometidos pela doença, levando-o a óbito.
Em busca por atendimento médico, ele chegou a ser transportado de uma unidade hospitalar de Tabatinga, no Amazonas, para Manaus por conta do atendimento na rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando conseguiu dar entrada em um novo hospital, Marubo ficou no corredor da unidade, sem receber os devidos cuidados dos profissionais.
O indígena foi um dos principais responsáveis por ampliar a segurança dos povos originários que habitam a Terra Indígena do Vale do Javari por meio de sua participação na estruturação da Equipe de Vigilância da Univaja (EVU).
Vale lembrar que esse território indígena concentra o maior número de nativos em isolamento voluntário do mundo e vive sob ameaças do tráfico internacional de droga, pesca e caça ilícitas, além de outros tipos de crime.
Em nota, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) reconheceu o legado deixado por Paulo Marubo. Na mensagem, a entidade afirma que ele "criou condições para que a floresta e as vidas que ali habitam sigam em pé"
*Com informações da Agência Brasil.