Incêndios se intensificam e fecham parques no Rio de Janeiro
Somente neste sábado, o Corpo de Bombeiros extinguiu 139 focos em florestas
O Rio de Janeiro fechou temporariamente todos os parques por causa das queimadas que atingem o estado. O secretário de Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, anunciou neste sábado (14) que a visitação de turistas foi suspensa e que as equipes de guarda-parques estão em campo para combater os incêndios.
+ Satélite da Nasa a 1,5 milhão de quilômetros da Terra registra fumaça sobre o Brasil
Somente neste sábado, o Corpo de Bombeiros extinguiu 139 incêndios florestais. Mais de 1.100 militares estão a postos, em todo o Estado, para emprego imediato no combate às chamas.
Na sexta (13) foram registrados 345 focos no território fluminense, sendo que 333 deles foram extintos pelos bombeiros. Em todo o ano, mais de 16.500 ocorrências de incêndios florestais.
Em declaração nas redes sociais, o secretário afirmou que o fechamento foi decidido pelo governo para garantir a segurança dos visitantes dos parques e também para evitar novas ocorrências. O estado vai concentrar esforços da Policia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Delegacia de Crimes Ambientais no combate aos focos de incêndio e identificação de ações criminosas.
+ Confira orientações médicas para se manter saudável no tempo seco
De acordo com Rossi, em caso de ações criminosas, os terrenos em questão serão embargados e não poderão ser utilizados.
“É importante falar que estamos com uma parceria muito grande com a delegacia de proteção ao meio ambiente, contra os crimes ambientais. Importante dizer que pessoas façam suas denúncias, porque, infelizmente, tem muita gente que aproveita os momentos de seca para cometer crimes ambientais”, disse.