Incêndio em casarões do Centro Histórico de Porto Alegre deixa feridos
Fogo se espalhou para prédio ao lado, mas está sendo contido; ao menos 20 pessoas receberam atendimento médico, sem não há registro de feridos graves
Antonio Souza
com SBT RS
Ao menos 20 pessoas ficaram feridas após um incêndio atingir construções na Praça XV de Novembro, no Centro Histórico de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (5).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo teve início em um casarão antigo, se espalhou para outro e acabou se estendendo para um prédio ao lado. Os bombeiros trabalham para controlar as chamas.
+ Homem morre no primeiro dia de trabalho após estrutura de prédio em construção cair em SC
Ainda não é possível avaliar se há risco de desabamento das estruturas, o que será analisado posteriormente pela Defesa Civil e demais órgãos competentes.
“Algumas pessoas precisaram de atendimento por precaução, devido à inalação de fumaça. Nenhuma delas corre risco”, informou o bombeiro responsável.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que não há registros de vítimas graves. Até o momento, os 20 pessoas foram atendidas por equipes do SAMU e de ambulâncias particulares que auxiliaram na operação.
+ Abin instala centros de inteligência em Belém e no Rio para COP30
Quatro ambulâncias do SAMU foram enviadas ao local, com apoio de unidades da Unimed e Eccosalva.
Ainda segundo a Secretaria de Saúde Municipal, 15 pacientes apresentaram sintomas leves, receberam atendimento no local e foram liberados, outros 3 pacientes foram encaminhados ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) após inalar fumaça.
Uma mulher, de 29 anos, apresentou broncoespasmo leve (saturação de 92%) e foi medicada com salbutamol aerossol, recebendo alta logo em seguida.
A Praça XV de Novembro é uma das regiões mais antigas e movimentadas de Porto Alegre, conhecida pelos prédios históricos e pelo comércio popular.
O local costuma receber grande fluxo de pedestres e veículos, o que mobilizou uma rápida resposta das equipes de emergência.









