Implosão de antigo hotel em São José dos Campos (SP) dura 6 segundos; veja
Foram utilizados 50 kg de explosivos e a implosão gerou cerca de 9 mil toneladas de entulho
SBT News
O antigo Hotel Urupema, em São José dos Campos, interior paulista, passou por uma implosão na manhã deste domingo (16). A operação foi conduzida pela Engemak Construtora, com apoio da Defesa Civil, seguindo o plano de contingência do município. Em apenas seis segundos tudo veio àbaixo.
A antiga construção, da década de 1970, ficava localizada na Avenida Nove de Julho, número 1037. O prédio funcionou como hotel até julho, quando foi vendido à contrutora Engemak, e dará espaço a um novo empreendimento.
+COP30: Cúpula dos Povos encerra debates com cobranças por justiça climática em Belém
Segundo a construtora, foram utilizados 50 kg de explosivos e a implosão gerou cerca de 9 mil toneladas de entulho.
Para minimizar a coluna de pó - comum em demolições dessa magnitude - foram instaladas piscinas de plástico com água no topo do edifício, além de "drones bombeiros" que jogavam "duchas" em cima dos destroços. Grandes telas na base do terreno também foram colocadas para garantir a segurança do entorno, que foi todo evacuado.
Diversas ruas próximas foram interditadas e moradores de casas e apartamentos vizinhos foram orientados a deixar as residências até 9h da manhã - a implosão ocorreu às 10h -, seguindo instruções de segurança da Defesa Civil. Veja as imagens:







