Governo paulista cria gabinete de emergência por causa dos incêndios e da fumaça
Mobilização determinada por Tarcísio de Freitas deve ocorrer durante todo o final de semana
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou, na tarde desta sexta-feira (23), que a Defesa Civil do estado instaure um gabinete de crise emergencial para lidar com os incêndios florestais que atingem, principalmente, o interior paulista. A mobilização deve ocorrer durante todo o final desta semana e faz parte da Operação SP Sem Fogo.
+ Fumaça de queimadas na Amazônia chega até o sul do Brasil; entenda como
De acordo com o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil, 30 cidades estão em alerta máximo para grandes queimadas. São localidades que estão com baixa umidade do ar e risco elevado com a onda de calor que atinge todo o estado.
Incêndios florestais podem atingir grandes áreas de vegetação natural. Com as rajadas de vento, o fogo pode se alastrar rapidamente.
Segundo a Defesa Civil, as queimadas emitem fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, causando problemas ao sistema respiratório e desordens cardiovasculares. Dois funcionários de uma usina em Urupês morreram nesta sexta-feira (23) tentando combater um incêndio.
A Defesa Civil orienta à população que, se estiverem em um local com incêndio ou fumaça, deixe o imediatamente e abrigue-se. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).
Veja quais são os municípios que estão em alerta:
- Alumínio
- Araraquara
- Bernardino de Campos
- Boa Esperança do Sul
- Dourado
- Iacanga
- Itápolis
- Itirapina
- Jaú
- Lucélia
- Monte Alegre do Sul
- Monte Azul Paulista
- Nova Granada
- Piracicaba
- Pirapora do Bom Jesus
- Pitangueiras
- Poloni
- Pompeia
- Pontal
- Presidente Epitácio
- Sabino
- Salmourão
- Santo Antônio da Alegria
- Santo Antônio do Arancanguá
- São Bernardo do Campo
- São Simão
- Sertãozinho
- Taquarituba
- Torrinha
- Ubarana