Publicidade
Brasil

Governo do DF contrata mais dez carros de fumacê para reforçar combate ao mosquito da dengue

O DF já registrou mais de 65 mil casos prováveis da doença desde o início do ano, e houve 23 óbitos

Imagem da noticia Governo do DF contrata mais dez carros de fumacê para reforçar combate ao mosquito da dengue
Carro de fumacê fazendo a aplicação (Tony Winston/Agência Saúde-DF)
Publicidade

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) contratou mais dez caminhonetes equipadas para aplicação do fumacê (névoa gerada com inseticida), para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti - vetor responsável pela transmissão da dengue, chikungunya e zika vírus. A medida foi publicada no Diário Oficial do DF nesta quinta-feira (15).

+ Estado de São Paulo chega a 11 mortes por dengue só neste ano

A empresa SAPO Saneamento Ambiental Projetos e Operações Ltda fornecerá as caminhonetes com o equipamento acoplado, além de um motorista e operador habilitados ao manuseio para cada um dos veículos.

O contrato, cujo valor é de R$ 9 milhões, tem vigência de 12 meses, improrrogáveis, a contar de sua assinatura, ou enquanto perdurar a situação de emergência no âmbito da saúde pública no Distrito Federal, em razão do risco de epidemia por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

O DF já registrou mais de 65 mil casos prováveis de dengue desde o início do ano. No período, foram 23 óbitos pela doença, e outros 66 estão em investigação.

Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos, os novos veículos serão um apoio importante às medidas de controle do mosquito.

+ Estado do Rio já tem quase 80% dos casos de dengue registrados em todo ano passado

Ainda de acordo com ele, atualmente, "a SES conta com 28 carros de fumacê, operados por 28 motoristas, dos quais dez são do Exército e 18 pertencem à SES". "Esses profissionais têm trabalhado incansavelmente, de domingo a domingo, para eliminar o mosquito".

A aplicação do inseticida é feita, geralmente, no começo da noite ou ao amanhecer, porque são momentos com menor corrente de vento, quando a fêmea do Aedes aegypti tem o hábito de estar fora das casas.

A SES-DF ainda reforçou a quantidade de inseticida do fumacê, chegando a mais de 8 mil litros do produto.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade