Publicidade
Brasil

Governo do Amazonas decreta situação de emergência devido ao período de seca

Mais de 80 brigadistas tiveram a contratação antecipada para conter as queimadas no estado

Imagem da noticia Governo do Amazonas decreta situação de emergência devido ao período de seca
Decreto foi assinado durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem | Diego Peres e Alex Pazuello/Secom
Publicidade

O governador do Amazonas, Wilson Lima, declarou situação de emergência em todos os 62 municípios por conta da seca que vem atingindo o estado desde julho. O texto foi assinado na quarta-feira (28), durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Estiagem, juntamente com o decreto de emergência em saúde pública.

+ Número de queimadas no Brasil aumenta 80% em 2024, informa Inpe

Segundo a Defesa Civil do Amazonas, mais de 300 mil pessoas são afetadas pela estiagem. Além de prejudicar o abastecimento de água, o período ocasiona um aumento no número de casos de focos de queimadas, o que acaba liberando uma grande concentração de poluentes atmosféricos, prejudicando a qualidade do ar no estado.

De junho até o início desta semana, mais de 11 mil focos de incêndio foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros. Para ampliar o número, o governo decidiu antecipar a contratação de 85 brigadistas, que já devem começar a atuar no reforço ao trabalho das equipes estaduais de combate às queimadas a partir do dia 2 de setembro.

“Esses brigadistas vão atuar nos municípios de Apuí, Lábrea, Humaitá, Novo Aripuanã e Boca do Acre. Esse grupo contratado já faz parte da região e já foram treinados pelas nossas equipes do Corpo de Bombeiros. São brigadistas que conhecem a realidade daquela área”, explicou Lima.

+ Pará decreta situação de emergência e proíbe uso de fogo em pastagem

A segurança também foi reforçada. Entre 30 de abril ao dia 27 de agosto foram registradas 168 prisões e detenções pela prática de crimes ambientais em todo o estado. No mesmo período, mais de R$ 91 milhões foram aplicados em multas, além de 148 embargos, totalizando mais de 16.989.691,90 hectares e 30 termos de apreensão.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade