Governo brasileiro notifica Google e pede remoção de sites falsos sobre Concurso Unificado
Aviso exige retirada de anúncios fraudulentos que simulam página oficial do concurso e solicita dados dos responsáveis à polícia; Google não comenta o caso
SBT News
A Advocacia-Geral da União (AGU) notificou o Google nesta sexta-feira (18) para que remova anúncios de sites falsos que simulam a página oficial do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) 2025.
Os sites fraudulentos aparecem como links patrocinados e têm ocupado as primeiras posições nos resultados de busca, à frente da página legítima do concurso.
Procurada pelo SBT News, a big tech afirmou que não irá comentar sobre o caso.
De acordo com a AGU, os anúncios enganosos expõem os candidatos a golpes envolvendo cobrança de taxas falsas de inscrição e roubo de dados pessoais.
Além da retirada dos links falsos, a AGU solicita que o Google forneça os dados dos anunciantes envolvidos, sob suspeita da prática de crimes como estelionato mediante fraude eletrônica.
Foi exigido também que a plataforma impeça a publicação de novos anúncios com conteúdos semelhantes. O prazo para cumprimento da medida é de 24 horas.
O governo brasileiro alerta que as inscrições para o CPNU 2025 são feitas exclusivamente na página oficial do concurso ou no site da banca organizadora, a Fundação Getúlio Vargas (FGV). O prazo para inscrição termina em 20 de julho.
Leia também:
+ Traição pode justificar demissão? Veja o que diz a lei
+ Primeira Turma do STF forma maioria para manter decisões de Moraes contra Bolsonaro
+ Bolsonaro reconhece que que será condenado pelo STF: "O sentimento é que vai acontecer"