Garimpeiros são resgatados com vida após mais de 40 horas soterrados no Pará
Trabalhadores estavam presos em uma mina ilegal em Canaã dos Carajás; resgate envolveu operação de bombeiros e mergulhadores
SBT News
Após mais de 40 horas soterrados, três garimpeiros foram resgatados com vida na noite deste sábado (25) de uma mina ilegal de cobre, localizada em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.
+ Todas as notícias no SBT News
O acidente ocorreu na sexta-feira (24), quando uma caixa de contenção desabou e bloqueou a entrada principal da mina.
Os trabalhadores, identificados como João Vitor, Eduardo e Isaac, foram encontrados a mais de 50 metros de profundidade.
O resgate mobilizou mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Belém, além de uma força-tarefa do governo estadual e da prefeitura.
O último garimpeiro foi retirado às 23h38 de sábado.
Estado de saúde
Os três sobreviventes foram encaminhados ao Hospital Municipal Daniel Gonçalves, onde permanecem sob monitoramento médico.
Segundo o último boletim, um dos garimpeiros apresenta desidratação severa e náuseas, enquanto outro sofre de fraqueza extrema e está em tratamento fisioterápico.
O terceiro chegou ao hospital com desidratação e episódios de vômito, sendo submetido a exames para avaliação mais detalhada.
Investigação
A mina ilegal fica na Vila Nova Jerusalém, uma região conhecida pela exploração clandestina de cobre.
Segundo o ICMBio, o local não possuía autorização para operar e já havia sido alvo de fiscalizações ambientais anteriores.
A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar as causas do desmoronamento, que pode ter sido provocado pelas chuvas intensas que atingiram a área nos últimos dias.