Gari morre enquanto trabalhava em coleta de lixo no Distrito Federal
Caminhão pode ter atropelado trabalhador quando motorista dava ré no veículo


Vanessa Vitória
O gari Willian Vieira dos Santos, de 34 anos, estava coletando lixo no condomínio Serra Azul, na cidade de Sobradinho (DF), quando foi atropelado pelo caminhão em que trabalhava, um veiculo da empresa Valor Ambiental.
A perícia da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) vai concluir se o gari se desequilibrou e caiu ou se tropeçou ao subir no caminhão e por causa da chuva forte que caía nessa quarta-feira (26), por volta de 11h30. Ele escorregou e acabou sendo atropelado quando o motorista dava marcha à ré.
A rua em que os trabalhadores estavam não tem saída e, de acordo com testemunhas, os caminhões de lixo que passam por lá precisam descer de ré e não de frente, por causa da dificuldade para manobrar.
A família de Willian ficou completamente abalada com a notícia da morte do trabalhador.
Noecir Antônio da Silva, servidor aposentado do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) do DF e tio/padrinho do gari, contou ao SBT News que o trabalho na coleta é uma herança de família, já que o pai do rapaz também trabalha no SLU, mas de forma direta e não terceirizada, como era o caso de Willian. Ele acredita que o acidente foi uma fatalidade.
"Que Deus nos console, console nossa família neste momento de dor! Willian era incrível, um homem trabalhador, que Deus o dê um bom lugar. Foi um acidente", declarou, emocionado.
Willian exercia a função de coletor na empresa Valor Ambiental há pelo menos seis anos. Há mais ou menos três meses, mudou de turno, saiu da noite e começou a trabalhar durante o dia.
"Um profissional experiente e dedicado, sempre disposto", destacou Argemiro Rodrigues de Oliveira, supervisor de Willian na Valor Ambiental.
De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMDF), o condutor do caminhão de coleta de lixo e um outro colega de equipe do gari precisaram ser conduzidos para atendimento médico hospitalar. Eles ficaram em estado de choque com o acidente.
Por meio de nota, a empresa Valor Ambiental manifestou solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho do William neste momento de dor. Informou que acionou a seguradora e que está prestando a assistência necessária.
Willian deixou esposa e um casal de filhos adolescentes.
Leia a nota da Valor Ambiental:
"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do colaborador WILLIAN VIEIRA DOS SANTOS, ocorrido no fim da manhã desta quarta-feira, 26 de novembro, durante a execução dos serviços de coleta de resíduos sólidos na cidade de Sobradinho II. Willian exercia a função de Coletor e integrava a equipe com dedicação e comprometimento.
A Valor Ambiental manifesta sua solidariedade à família, amigos e colegas de trabalho neste momento de imensa dor. A empresa já acionou a seguradora responsável e está prestando toda a assistência necessária à família enlutada.
Reafirmamos nosso compromisso com a segurança e o bem-estar de nossos colaboradores e informamos que estamos colaborando integralmente com as autoridades competentes, prestando todo o suporte necessário para a apuração dos fatos."







