Frente fria traz chuva forte, ventos e queda de temperatura no Sul e Sudeste
Defesa Civil alerta para temporais, risco de raios e rajadas de vento em cidades do Sul e de São Paulo
Denise Slawski
O tempo quente começa a mudar a partir deste domingo (24) com a chegada de uma frente fria que vem do Sul do país. A previsão indica rajadas de vento, chuva e raios.
Em Porto Alegre, choveu durante toda a madrugada e ao longo deste sábado (23). A expectativa é de que as instabilidades continuem no domingo. Segundo as projeções, o acumulado deve ultrapassar os 100 milímetros.
No interior do Rio Grande do Sul, a situação é ainda mais preocupante. Em São Lourenço do Sul, na região Sul do estado, um arroio transbordou e atingiu ruas e casas. A previsão é de que os volumes de chuva na cidade ultrapassem os 200 milímetros. De acordo com a Defesa Civil estadual, ao menos 57 pessoas estão fora de casa.
+COP30: apenas 47 dos 196 países confirmam presença; ONU pede subsídio para hospedagem
+ Reduzir o consumo de álcool em 20% pode evitar 10 mil mortes por ano no Brasil, aponta estudo
A prefeitura decretou situação de calamidade pública, e o governo do estado acionou o Departamento da Defesa Civil para o envio de ajuda humanitária e itens de primeira necessidade.
Em São Paulo, a mudança também será sentida a partir deste domingo. A sensação de abafamento e a baixa umidade darão lugar ao frio. Na região metropolitana da capital, as temperaturas devem variar entre 14 °C e 22 °C.
A Defesa Civil emitiu alerta para rajadas de vento de intensidade moderada na capital e no litoral, além do risco de quedas de raios em áreas abertas.