Chegada de frente fria sob fumaça leva céu escuro ao Sul do Brasil
Previsão é de queda de temperatura e pancadas de chuva para os próximos dias
Camila Stucaluc
A chegada de uma frente fria vai mudar o tempo no Rio Grande do Sul a partir desta quinta-feira (12). A previsão, segundo a MetSul, é de queda na temperatura e chuva ao longo do dia na maior parte do estado, sobretudo em Porto Alegre. As nuvens, alinhadas à fumaça das recentes queimadas, devem deixar o dia mais escuro.
+ Tempo seco no nariz: como fazer lavagem nasal?
Ao avançar pelo território gaúcho, a frente fria pode provocar chuva moderada a forte em diversos pontos, com possibilidade de temporais isolados com raios. Na sexta-feira (13), a instabilidade será maior na metade Norte da região gaúcha, onde em alguns pontos as chuvas serão acompanhadas de trovoadas e ocasional queda de granizo.
Em alguns pontos, a combinação de chuvas com a fumaça das queimadas ainda pode resultar na chamada “chuva preta”. Isso ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva, resultando em precipitações carregadas de partículas escuras.
“Esse tipo de chuva, que não necessariamente se precipita com cor preta, é indicativo de altos níveis de poluição, e geralmente é observada em locais próximos a áreas industriais, queimadas ou onde há intensa queima de combustíveis fósseis. Ao cair no solo, [a chuva] pode afetar corpos d’água, solos e vegetação”, explicou a MetSul.
Frente fria avança pelo Brasil
A frente fria não deve parar no Rio Grande do Sul. Já na sexta-feira (13), o sistema deve atingir os estados do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, promovendo uma redução significativa do calor. Algumas cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, podem registrar chuva a partir de domingo (15), e máximas de até 25ºC.