Brasil

Frente fria provoca temporais e coloca São Paulo em alerta para alagamentos nesta quarta (29)

Defesa Civil emite alerta para temporais em todo o estado; na capital, acumulado pode chegar a 60 mm

• Atualizado em
Publicidade

A passagem de uma frente fria pela região sudeste coloca o estado de São Paulo em alerta para temporais nesta quarta-feira (29), conforme o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil estadual. A capital paulista ficou em estado de atenção para alagamentos até 8h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Há previsão de chuvas fortes em todas as regiões do estado, com destaque para as regionais de Campinas, Sorocaba, Baixada Santista, Vale do Paraíba, além da Grande São Paulo. Não se descarta a possibilidade de chuvas com raios e intensas em pontos isolados.

+ Quadrilha se passa por policiais federais e rouba 27 armas de colecionador em Vinhedo (SP)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu aviso de “Perigo Potencial” para chuvas intensas, válido até as 10h desta quarta. O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos entre 40 e 60 km/h. Há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções pontuais no fornecimento de energia.

As autoridades orientam que a população não se abrigue sob árvores durante rajadas de vento e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Situação na capital

Áreas de instabilidade vindas do interior paulista provocam precipitações de até moderada intensidade em várias regiões da capital, com potencial para rajadas de vento, extravasamento de córregos e pontos de alagamento intransitáveis. Segundo a Defesa Civil do estado, a previsão é de 60 mm de chuva ao longo de todo o dia. Durante a tarde, a tendência é que as chuvas fiquem mais intensas.

Nesta manhã, a cidade estava em estado de atenção para alagamentos. No entanto, as instabilidades, que provocaram chuvas entre o final da madrugada e o início desta manhã, já se afastaram para o Vale do Paraíba, restando apenas variação de nuvens sobre a Grande São Paulo, segundo o CGE.

Maiores índices pluviométricos registrados nas subprefeituras:

  • Cidade Ademar - 21mm;
  • Jabaquara - 20,5mm;
  • Campo Limpo - 20,4mm;
  • Santo Amaro - 19,8mm;
  • Pinheiros - 14,6mm;
  • Ipiranga - 14,4mm;
  • Vila Mariana - 14,4mm;
  • M' Boi Mirim - 13,5mm;
  • Butantã - 13,3mm.

+ Acidente com 9 veículos espalha ácido na pista e interdita Rodoanel em Barueri (SP)

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a capital registra 838 quilômetros de lentidão por volta das 8h. A Zona Sul concentra a maior parte dos congestionamentos, com 282 km (34% do total), seguida pela Zona Leste, com 200 km (24%), e pela Zona Norte, com 199 km (24%). Já as Zonas Oeste e Central somam 131 km (16%) e 26 km (3%), respectivamente.

Previsão para os próximos dias

De acordo com o CGE, uma frente fria no litoral paulista mantém o tempo instável e com temperaturas abaixo da média para outubro. Na quinta-feira (30), o céu deve continuar encoberto, com chuviscos intermitentes, mínima de 16°C e máxima de apenas 18°C. A umidade relativa do ar permanece alta, próxima de 80%.

Especialistas reforçam que planejar os deslocamentos e evitar áreas de risco pode ajudar a reduzir transtornos durante o período chuvoso.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade