Brasil

FPF proíbe Gaviões da Fiel de entrar em estádios de São Paulo até fim de 2026

Federação Paulista de Futebol acolheu recomendação expedida pelo Ministério Público de São Paulo, impedindo a entrada de símbolos da torcida organizada

Imagem da noticia FPF proíbe Gaviões da Fiel de entrar em estádios de São Paulo até fim de 2026
Torcida Gaviões da Fiel | Reprodução/Redes sociais/Jose Manoel Idalgo

A Federação Paulista de Futebol proibiu a presença da Gaviões da Fiel, torcida organizada ligada ao Sport Club Corinthians Paulista, em estádios de São Paulo até o fim de 2026. A decisão acontece após uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover
"Atender integralmente a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, para que seja PROIBIDA a entrada, nos estádios de futebol, de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras etc.) que identifiquem os associados da torcida organizada: “GAVIÕES DA FIEL”, do Sport Club Corinthians Paulista, a contar desta data, até o final do ano de 2026", afirma documento da FPF.

Com a decisão, símbolos como bandeiras, camisas e outros instrumentos que identifiquem a Gaviões da Fiel estão proibidos de entrar em qualquer estádio de São Paulo, incluindo a Neo Química Arena, estádio do Corinthians.

A recomendação expedida pelos promotores de Justiça Daniela Hashimoto e Roberto Bacal destaca confrontos violentos ocorridos em 20 de novembro, após a vitória do Corinthians sobre o São Paulo, envolvendo pessoas identificadas como integrantes da Gaviões da Fiel e da Torcida Independente (ligada ao São Paulo Futebol Clube).

"As imagens do ocorrido revelam, de forma inequívoca, não um simples encontro entre torcedores, mas verdadeiro confronto armado, previamente planejado", destaca o ofício.

Em abril deste ano, a Gaviões da Fiel e outras cinco torcidas organizadas ligadas ao Corinthians foram proibidas de entrar em estádios de futebol de São Paulo após incidentes com sinalizadores durante a final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras. Essa decisão perdurou até 29 de outubro, quando a FPF voltou a permitir a presença dessas torcidas nos estádios.

Assuntos relacionados

Corinthians
Ministério Público

Últimas Notícias