FPF proíbe Gaviões da Fiel de entrar em estádios de São Paulo até fim de 2026
Federação Paulista de Futebol acolheu recomendação expedida pelo Ministério Público de São Paulo, impedindo a entrada de símbolos da torcida organizada

Gabriel Sponton
A Federação Paulista de Futebol proibiu a presença da Gaviões da Fiel, torcida organizada ligada ao Sport Club Corinthians Paulista, em estádios de São Paulo até o fim de 2026. A decisão acontece após uma recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo.
"Atender integralmente a recomendação do Ministério Público do Estado de São Paulo, para que seja PROIBIDA a entrada, nos estádios de futebol, de qualquer indumentária e objetos (faixas, bandeiras etc.) que identifiquem os associados da torcida organizada: “GAVIÕES DA FIEL”, do Sport Club Corinthians Paulista, a contar desta data, até o final do ano de 2026", afirma documento da FPF.
Com a decisão, símbolos como bandeiras, camisas e outros instrumentos que identifiquem a Gaviões da Fiel estão proibidos de entrar em qualquer estádio de São Paulo, incluindo a Neo Química Arena, estádio do Corinthians.
A recomendação expedida pelos promotores de Justiça Daniela Hashimoto e Roberto Bacal destaca confrontos violentos ocorridos em 20 de novembro, após a vitória do Corinthians sobre o São Paulo, envolvendo pessoas identificadas como integrantes da Gaviões da Fiel e da Torcida Independente (ligada ao São Paulo Futebol Clube).
"As imagens do ocorrido revelam, de forma inequívoca, não um simples encontro entre torcedores, mas verdadeiro confronto armado, previamente planejado", destaca o ofício.
Em abril deste ano, a Gaviões da Fiel e outras cinco torcidas organizadas ligadas ao Corinthians foram proibidas de entrar em estádios de futebol de São Paulo após incidentes com sinalizadores durante a final do Campeonato Paulista, entre Corinthians e Palmeiras. Essa decisão perdurou até 29 de outubro, quando a FPF voltou a permitir a presença dessas torcidas nos estádios.









