Brasil

Forte calor atinge o Brasil e temperatura pode chegar a 40°C no sul do país

Verão sob influência do fenômeno La Niña, que reduz a chuva e eleva os termômetros, aumentando o risco de eventos climáticos severos

Imagem da noticia Forte calor atinge o Brasil e temperatura pode chegar a 40°C no sul do país
Agosto de 2025 foi o terceiro mais quente da história | Reprodução/Freepik

Demorou, mas o calor finalmente chegou com força ao Brasil. Entre os estados que devem registrar as maiores temperaturas, o Rio Grande do Sul se destaca: os gaúchos terão que lidar com termômetros que beiram os 40°C.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Segundo os meteorologistas, o verão vai começar sob a influência do fenômeno La Niña, que tipicamente causa estiagem na região.

Com menos chuva, a previsão é que os termômetros permaneçam altos em boa parte da temporada. Por isso, os cuidados precisam ser redobrados.

O calorão também pode ser precursor de fenômenos climáticos mais intensos, como o previsto para a próxima semana. O meteorologista Estael Sias explica que o Sul do Brasil pode ser impactado por um ciclone extratropical potente.

"É um ciclone extratropical potente que vai impactar não só os Estados do Sul, mas também levar instabilidade ao Centro-Oeste e Sudeste", afirma Sias. Ele alerta para o "elevado risco de vendavais de curta duração e episódios de chuva forte a torrencial, risco de tempo severo com micro explosões, potencial então daquele vento mais destrutivo, infelizmente, até porque esse ciclone se forma após esse período de calor extremo."

Últimas Notícias