Publicidade
Brasil

Formação de ciclone na Argentina traz frente fria e chuvas ao Sul do Brasil

Estados devem registrar instabilidade climática até quarta-feira (17)

Imagem da noticia Formação de ciclone na Argentina traz frente fria e chuvas ao Sul do Brasil
Publicidade

A formação de um ciclone extratropical intenso na Argentina vai provocar temporais no Sul do Brasil no início desta semana. Segundo a MetSul, a instabilidade climática decorrerá no momento inicial de um centro de baixa pressão atmosférica, o que também resultará no avanço de uma frente fria na região, baixando as temperaturas.

A previsão é que a baixa pressão na superfície comece a se deslocar para o Sul nesta segunda-feira (15) até o Centro da Argentina, aumentando a instabilidade em parte do Rio Grande do Sul. São esperadas chuvas fortes. O Oeste gaúcho e setores da Metade Norte gaúcha, em especial, podem ter chuva volumosa em algumas áreas.

Na terça-feira (16), o ciclone se aprofunda no Leste da Argentina. A frente fria associada ao ciclone se organiza e avança no decorrer do dia, em um ângulo vertical, de Oeste para Leste, atingindo o Sul do Brasil. Com maior instabilidade, os termômetros devem registrar mínimas entre 16ºC e 14ºC e máximas de 24ºC no Rio Grande do Sul, por exemplo.

+ IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro do planeta

A expectativa é que o ciclone se distancie do Brasil a partir de quarta-feira (17). Isso fará com que os efeitos em termos de ventos de circulação sejam sentidos no litoral da Argentina, não tendo maior impacto no Sul brasileiro ao longo da semana.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade