Final de outubro será de chuva intensa no Centro-Oeste e Sudeste
Regiões Norte, Nordeste e Sul, por outro lado, terão volumes escassos de água
O final de outubro será de chuva em parte do Brasil. Segundo a MetSul, a combinação de sistemas meteorológicos, aliada à permanência de uma frente fria, irá intensificar a umidade nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, provocando possíveis temporais. Já no Sul, a previsão aponta para uma redução das precipitações de chuva.
No Centro-Oeste, a semana terá altos volumes de chuva em vários pontos. Os acumulados mais elevados devem ser no Mato Grosso, no Norte do Mato Grosso do Sul e no estado de Goiás. No Sul do Mato Grosso do Sul, as precipitações serão mais escassas.
No Sudeste, a semana começa com instabilidade e as pancadas de chuva devem ser diárias devido à combinação de calor e umidade. Chove mais em Minas Gerais, no Norte do estado de São Paulo e no Espírito Santo. No Sul e no Leste paulista, a chuva é menos frequente e com baixos volumes, incluindo a capital paulista.
Por outro lado, a chuva será escassa na região Norte, sobretudo no Amazonas. O cenário se repete no Nordeste, onde a precipitação ficará concentrada na faixa costeira. Chove mais na Bahia e no Sul do Maranhão e do Piauí, mas sem volumes altos.
+ Em duas horas, chuva em Belo Horizonte ultrapassa o esperado para todo o mês
O Sul do país também não terá volumes significativos de chuva. Isso será consequência da influência de um centro de alta pressão sobre o Oceano Atlântico. Como efeito, a instabilidade deve atuar mais nos litorais de Santa Catarina e do Paraná pela umidade que vem do mar e encontra a barreira da Serra do Mar.