Fies abre inscrições para vagas do primeiro semestre; veja como fazer
Edição ofertará mais de 67 mil vagas em instituições privadas de ensino superior
Camila Stucaluc
O Ministério da Educação libera, nesta terça-feira (4), as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao primeiro semestre de 2025. O cadastro deve ser realizado pelo Portal Único de Acesso até 7 de fevereiro. Ao todo, esta edição ofertará 67.301 vagas em universidades privadas, totalizando 112 mil no ano.
Para participar do processo seletivo, o estudante deve ter feito uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com média das provas igual ou superior a 450 pontos, bem como não ter zerado a redação. O candidato também deve comprovar renda mensal bruta de um até três salários mínimos por pessoa.
+ Estudantes encaram nova realidade com celulares proibidos na volta às aulas
Todas as instituições e opções de vagas disponíveis podem ser consultadas no portal. Para conferir, basta clicar no botão "Consultar oferta de vagas", página que exibirá as ofertas disponíveis por estado, município, nome do curso e conceito no MEC. No ato da inscrição, o candidato poderá escolher até três opções de curso em instituições privadas.
Fies Social
O Fies é um programa que financia parte das mensalidades do estudante em universidades privadas. O crédito, que deve ser quitado após a formatura, pode cobrir de 50% (bolsa parcial) até 100% (bolsa integral) do curso, dependendo da renda familiar do estudante.
Desde o ano passado, o programa conta com novas regras. Entre elas está a reserva de 50% das vagas para estudantes inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar per capita de até meio salário-mínimo. Para esses estudantes, do chamado Fies Social, será permitido um financiamento de até 100% dos encargos educacionais.
Confira o cronograma do Fies para o primeiro semestre de 2025:
- Inscrição: 4 a 7 de fevereiro
- Resultado da pré-seleção: 28 de fevereiro
- Complementação da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 19 a 21 de fevereiro
- Lista de espera: 25 de fevereiro a 9 de abril