FAB realiza o primeiro voo humanitário com donativos para Canoas (RS)
Foram transportados 1.550 Kg de itens essenciais para a cidade, incluindo água, cobertores, absorventes, fraldas e soro fisiológico
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou nesta quarta-feira (8) o primeiro voo humanitário com donativos para a cidade de Canoas (RS). A operação, realizada em parceria com a Azul, transportou 1.550 kg de itens essenciais para a cidade, incluindo água, cobertores, absorventes, fraldas e soro fisiológico. O voo saiu de Viracopos, em Campinas, interior de São Paulo.
O governo agora estuda a liberação de sete aeroportos regionais para reestabelecer os voos no estado. A FAB decidiu abrir a Base de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, para aviões comerciais.
A partir de amanhã, quatro companhias aéreas e a FAB vão realizar missões de entrega de donativos. Em uma terceira fase, será feito o transporte de cidadãos gaúchos que estão fora do estado.
A medida foi adotada para atender à demanda gerada pelo fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, que permanece fechado devido ao alagamento. A Polícia Federal (PF) assumiu a segurança do local. Os agentes também vão atuar no apoio aos resgates de moradores. A FAB anunciou ainda que vai lançar donativos, via aérea, nos locais mais isolados.
A polícia gaúcha reforçou o patrulhamento em vários pontos de chegada a Porto Alegre devido ao risco de saques. Uma carga com mais de 15 mil litros de água mineral, item básico em falta na capital, precisou ser escoltada.