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Exclusivo: por dentro dos ônibus de viagem clandestinos

Atraídos por passagens mais baratas, passageiros enfrentam riscos como veículos malconservados e motoristas em jornadas exaustivas

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Os ônibus clandestinos têm se tornado um dos maiores desafios do transporte no Brasil. Apesar dos preços mais baixos, os riscos envolvidos são alarmantes: pneus carecas, veículos sem manutenção adequada e motoristas que ultrapassam os limites de horas ao volante.

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Enquanto isso, a fiscalização tenta combater essas práticas. Em 2023, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) registrou mais de 2,2 mil fiscalizações e aplicou 4,2 mil autos de infração, totalizando quase R$ 23 milhões em multas. No entanto, as empresas ilegais continuam operando.

O mercado clandestino em São Paulo

Na região central da capital paulista, é fácil encontrar agências clandestinas oferecendo viagens para fora do estado. Destinos populares incluem estados do Nordeste e cidades de Minas Gerais. Numa dessas agências, nossa equipe, utilizando câmeras escondidas, ouviu os relatos:

- Campina Grande?

- É.

- Quanto está?

- R$ 500.

- R$ 500? Está saindo agora?

- Agora não, só até Caruaru. Campina é só terça e sábado.

- Terça e sábado? Sábado é direto?

- Direto.

- Quantas horas até lá?

- 42 horas.

- 42 horas?

- Sai no sábado daqui até meio-dia e segunda-feira até meio-dia está lá.

- Passa no cartão?

- Passa.

- Duas vezes?

- Passa. Aí quem paga os juros do cartão é você.

- No cartão? Tá cheio já o de sábado?

- Não.

- Você tem um cartãozinho pra mim, por favor? E é seguro esse ônibus né moça, pelo amor de Deus...

- É, é igual é a esse, tem até melhor.

Entretanto, ao visitar os pontos de embarque, a realidade era outra. Ônibus sujos, com aparência de envelhecidos e pneus carecas, dominavam a cena.

Relatos dos passageiros e os desafios da fiscalização

Muitos passageiros aceitam os riscos, destacando a rapidez e o custo reduzido como vantagens. “É velhinho, mas o bicho é bom”, disse um. Já um funcionário revelou que em algumas agências é possível até dormir nos ônibus antes das partidas matinais, algo que ele considera um benefício.

As empresas clandestinas adotam estratégias para evitar as autoridades, o que dificulta as operações. Além disso, a demanda contínua por viagens clandestinas incentiva essas práticas ilegais.

Ao embarcar em um desses ônibus, o ambiente pode parecer tranquilo. Crianças brincam enquanto aguardam a partida, sem imaginar os perigos que enfrentarão: jornadas exaustivas para os motoristas e longas horas em estradas.

O superintendente de Serviços de Transportes Rodoviários da ANTT, Hugo Leonardo Cunha, reforça o alerta: “É um barato que pode sair muito caro, pode custar a vida”. Na janela de um dos ônibus, a mensagem resume a atitude dos passageiros: “O segredo é ter fé”. Muita fé.

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