Brasil

Exclusivo: Médicos batem ponto, mas vão embora sem cumprir jornada de trabalho

Casos foram flagrados no Hospital Heliópolis, em São Paulo; profissionais praticam atividade física e vão a "sacolão" durante o expediente

F
C
A
C
R
Fabio Diamante, Cristian Mendes, André Paino, Cristina Christiano, Robinson Cerantula
22/10/2024, 12:49 • Atualizado em 22/10/2024, 18:03
compartilhar
Exclusivo: Médicos batem ponto, mas vão embora sem cumprir jornada de trabalho

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Uma investigação do jornalismo do SBT revelou imagens de médicos flagrados registrando o ponto e deixando o local sem cumprir a jornada de trabalho em um dos maiores hospitais públicos de São Paulo.

Um dos médicos, que recebe quase R$ 20 mil por mês, foi visto fazendo compras no mercado durante o horário de atendimento. Outro profissional foi registrado saindo para praticar corrida, logo após marcar a entrada no relógio de ponto, com direito até a alongamento a poucos metros do equipamento.

As imagens mostram a rotina dos médicos no Hospital Estadual de Heliópolis, onde a população enfrenta longas esperas para consultas. Um urologista, Lawrence Aseba Tipo, chegou ao hospital às 5h20 da manhã, mas sua prática real não condiz com a carga horária estipulada. Após marcar o ponto, ele saiu para correr e, mais tarde, voltou para atender alguns pacientes antes de ir embora, sem cumprir a carga de trabalho.

Tipo trabalha em sete locais diferentes, sendo cinco públicos, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde. De acordo com o governo paulista, ele recebe R$ 5.394,01, segundo o Portal da Transparência. Ele deveria trabalhar às segundas e quintas-feiras, das 7h às 19h. A "corridinha" é feita, às vezes, em volta do prédio do hospital, enquanto pacientes aguardam atendimento. Abordado pela reportagem, o médico não respondeu às perguntas e...saiu correndo.

Funcionários

Funcionários que não quiseram se identificar por medo de perseguição, afirmaram que com a substituição do ponto digital pelo físico, a situação melhoraria. "Foram instaladas câmeras, tudo, mas, continua. De todas as especialidades, noventa por cento dos médicos fazem isso. Agenda para consulta é uma espera de seis meses para o paciente", diz um trabalhador.

Foi comprar frutas

Outro médico, o cardiologista Fúlvio Alessandro de Oliveira Souza, também foi flagrado batendo o ponto e saindo do hospital após duas horas de trabalho, alegando atender a compromissos pessoais. Enquanto isso, pacientes aguardam meses por consultas.

Souza, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde, trabalha em quatro unidades, sendo o de Heliópolis o único público. Seriam 61 horas semanais de trabalho no local, mais de 12 horas por dia, de segunda a sexta. Em Heliópolis são 20 horas semanais e recebe, do governo paulista, R$ 19.429,79, de acordo com o Portal da Transparência.

O cardiologista deveria trabalhar no hospital três vezes por semana: às terças, das 14h às 18h e, às quintas e sextas, das 8h às 18h. Na vida real, porém, ele fica fora do hospital: leva o filho à escola, vai ao sacolão para comprar frutas e, depois, volta ao centro médico para bater o ponto.

Funcionários relataram que essa prática não é isolada e que a maioria dos médicos em diversas especialidades agem da mesma forma, agravando a crise na saúde pública.

A reportagem tentou contato no celular do cardiologista, mas ninguém respondeu. No momento da ligação, os médicos já sabiam da presença da equipe no Hospital Heliópolis.

A falta de médicos também causa transtornos para os residentes, recém-formados que atendem os pacientes, mas sempre com a supervisão de um médico especialista. "O fato de eu não ter, às vezes, algum auxílio, faz com que a gente possa cometer algum erro ou outro e a gente tá lá, porque a gente quer minimizar isso, a gente não quer cometer esse tipo de erro e muitas vezes não tem ninguém ali pra me orientar", relata um residente.

Além da ausência de quem recebe salário e não trabalha, há outro problema: a falta de recursos e equipamentos. O SBT entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, que afirmou que identificou os profissionais citados pela reportagem e abriu uma investigação para apurar as denúncias. "A pasta repudia a conduta e, sendo comprovadas as irregularidades, os médicos serão punidos", disse em nota.

"Neste momento, o Hospital Heliópolis passa por obras de melhorias e a unidade já ampliou sua capacidade de atendimento, especialmente de pacientes oncológicos, alcançando mais de mil consultas e duas mil sessões de radioterapia. Mensalmente, são realizadas mais de 15 mil consultas e cirurgias, além de mais de 5.100 sessões de quimioterapia e radioterapia", afirmou a Secretaria Estadual de Saúde.

Na quarta-feira (23), o Primeiro Impacto exibe a segunda parte da reportagem especial.

Leia mais

Ver tudo
Imagem da notícia: Mulher que protestava contra o ICE é atropelada nos EUA

Mulher que protestava contra o ICE é atropelada nos EUA

Imagem da notícia: PGE se manifesta contra suspensão da pesquisa AtlasIntel

PGE se manifesta contra suspensão da pesquisa AtlasIntel

Imagem da notícia: Jogo suspenso por tempestade: entenda protocolo da Fifa

Jogo suspenso por tempestade: entenda protocolo da Fifa

Imagem da notícia: Júri de acusados pela morte de Gritzbach é cancelado

Júri de acusados pela morte de Gritzbach é cancelado

Imagem da notícia: Mulher que protestava contra o ICE é atropelada nos EUA

Mulher que protestava contra o ICE é atropelada nos EUA

Imagem da notícia: PGE se manifesta contra suspensão da pesquisa AtlasIntel

PGE se manifesta contra suspensão da pesquisa AtlasIntel

Imagem da notícia: Jogo suspenso por tempestade: entenda protocolo da Fifa

Jogo suspenso por tempestade: entenda protocolo da Fifa

Imagem da notícia: Júri de acusados pela morte de Gritzbach é cancelado

Júri de acusados pela morte de Gritzbach é cancelado

Últimas notícias

Governo libera R$ 20 bilhões para o Minha Casa, Minha Vida

Cerca de R$ 20,5 bilhões em crédito suplementar foram abertos no Orçamento Fiscal da União; a maior parte será destinada ao programa de moradia

Ataque a tiros no Canadá deixa 3 mortos, incluindo suspeito

Tragédia em bairro judeu de Montreal resultou na morte de um policial e um civil; motivação do crime ainda é desconhecida

Anac autoriza duas novas aéreas estrangeiras no Brasil

Companhias da Espanha e da Nigéria poderão operar voos internacionais regulares de passageiros e cargas com origem e destino em aeroportos brasileiros

Michelle volta a expor racha interno no PL contra Ciro Gomes

Ex-primeira-dama criticou entrevista em que pré-candidato ao governo do Ceará diz que acordo por apoio do PL no estado não envolve estar no palanque de Flávio

Código de barras no Pacaembu leva Grand Prix de Cannes

Campanha com QR code do Mercado Livre em jogo de ex-jogadores gerou descontos em tempo real e mais de US$ 1,7 milhão em vendas

Treze morrem afogados ao tentar escapar do calor na França

Tragédia ocorre em meio à onda de calor que atinge a Europa; autoridades emitiram alertas para os próximos dias