Exagero na festa da empresa pode dar justa causa? Veja atitudes que colocam seu emprego em risco
É possível curtir e socializar na "confra da firma" mantendo limites claros e carreira intacta


Pedro Canguçu
Com a chegada das confraternizações de fim de ano, o clima de festa costuma tomar conta das empresas. Porém, o que deveria ser apenas celebração pode virar dor de cabeça se a conduta fugir do controle. Em casos graves, atitudes durante o evento podem resultar em advertência, suspensão e até demissão por justa causa.
A advogada trabalhista Ana Gabriela Burlamaqui, sócia do escritório A.C. Burlamaqui Consultores, explica que a festa da empresa ainda é considerada ambiente de trabalho. "Confraternizações promovidas pelo empregador são extensão do ambiente corporativo", afirma.
Por isso, regras internas continuam válidas mesmo fora do escritório. "Comportamentos incompatíveis com as normas internas ou capazes de caracterizar falta grave podem ensejar sanções disciplinares e, em situações extremas, até a dispensa por justa causa", completa.
Entre as atitudes que podem gerar punição estão assédio sexual, agressões, excesso de bebida que cause descontrole, discriminação, uso de drogas, danos ao patrimônio e exposição negativa da imagem da empresa nas redes sociais. Mesmo quando não há falta grave, o funcionário pode ser advertido ou suspenso. Para a advogada, a regra é simples: o que não seria adequado no expediente também não é na festa.
O evento, porém, também é oportunidade de socialização e networking, desde que com bom senso. "O networking deve ser educado e profissional, evitando conversas invasivas ou comportamentos que gerem constrangimento", orienta Burlamaqui.
Para evitar problemas, ela recomenda moderação na bebida, respeito às normas, cuidado com fotos e vídeos publicados e atenção aos limites de colegas. Caso o excesso aconteça, reconhecer o erro pode ajudar.
"Se o funcionário se exceder, é importante comunicar a liderança, assumir responsabilidade e se colocar à disposição para reparar o possível", diz. É possível curtir e socializar, mantendo limites claros e carreira intacta.








