Brasil

Amigo secreto perde popularidade nas festas de fim de ano

Pesquisa aponta que apenas 36% pretendem participar da tradicional troca de presentes; média de gastos será de R$ 72

Imagem da noticia Amigo secreto perde popularidade nas festas de fim de ano
Amigo secreto perde popularidade nas festas de fim de ano | Freepick

O amigo secreto, tradição das festas de fim de ano, parece não agradar a todos. Para algumas pessoas, a troca de presentes pode gerar frustração.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover
"Na verdade eu dou muito azar com amigo secreto, então quando eu vejo aquela sacolinha que eu não gostaria que fosse eu e a pessoa já começa a me descrever, eu já fico bem desanimada", diz a cirurgiã-dentista, Thalita Miranda Zanzarini.

As colegas de consultório de Thalita até sugeriram um encontro sem troca de presentes.

A falta de entusiasmo com a brincadeira não é exclusividade delas. Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas revelou que apenas 36% dos entrevistados pretendem participar do amigo secreto neste ano. Entre eles, 53% afirmam gostar muito da tradição, 39% consideram a prática uma forma econômica de presentear, enquanto 14% participam para evitar serem vistos como antissociais.

O orçamento apertado é outro fator que pesa. A média de gasto com o amigo secreto no Brasil será de apenas R$ 72, valor menor que o registrado em anos anteriores.

Merula Borges, especialista em comportamento, orienta que a brincadeira seja encarada com leveza.

“A gente ouve muito essas reclamações de que deu uma coisa boa e ganhou uma coisa ruim. Então a recomendação é que seja muito mais um momento pra trocar presentes e descontrair, com valores menores e menos expectativa, para evitar frustrações", analisa.

Nas ruas, a pesquisa se confirma: a maioria das comemorações neste fim de ano será sem amigo secreto, mas com confraternizações simples e informais. O que importa é celebrar as festas e o fim do ano.

Últimas Notícias