Publicidade
Brasil

Estudo mostra falta de denúncias em casos de violência policial em São Paulo

Entre 2018 e 2024, foram 946 mortes resultantes de ações policiais entre 859 inquéritos sem denúncia; negros são maioria das vítimas

Imagem da noticia Estudo mostra falta de denúncias em casos de violência policial em São Paulo
Publicidade

Um estudo do Centro de Pesquisa Aplicada em Direito e Justiça Racial da FGV Direito São Paulo, publicado nesta segunda-feira (5), mostra que nenhum dos 859 inquéritos policiais envolvendo mortes resultou em denúncia no Ministério Público.

+ Justiça absolve acusados de maior apreensão de cocaína de SP

O levantamento analisou os inquéritos entre os anos de 2018 a 2024. Em 859 inquéritos sem denúncia, houve 946 mortes nas ações policiais. A maioria delas eram de pessoas negras (62%).

Em 78% desses casos, as mortes ocorreram em vias públicas, locais de circulação cotidiana, onde o policiamento ostensivo se intensifica.

EUA vai pagar US$ 1 mil para imigrante que deixar o país

Já em relação à prestação de socorro, 83% dos boletins de ocorrência registram algum tipo de assistência às vítimas, enquanto 17% não fazem qualquer menção a essa tentativa.

Ausência de dados

O Centro também destacou a ausência de dados acessíveis e completos sobre a violência policial e seus impactos, especialmente sob uma perspectiva racial.

+ Adolescente é apreendida com mais de 13 mil porções de cocaína em SP

O estudo recomenda um banco de dados público integrado e a obrigatoriedade de registrar detalhes sobre raça e gênero, para melhorar a apuração e responsabilização dos casos.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade