Estado de SP registra 13 mortes por causa da chuva desde dezembro
Vítima mais recente é um idoso de 75 anos, arrastado por uma enxurrada na zona norte da capital durante temporal no domingo

Antonio Souza
Agência SBT
O número de mortes causadas pelas fortes chuvas de verão no Estado de São Paulo subiu para 13, segundo dados atualizados divulgados pela Defesa Civil do Estado nesta segunda-feira (26).
Os óbitos foram registrados desde 1º de dezembro de 2025, período marcado por temporais intensos em diversas regiões paulistas.
A vítima mais recente é Romeu Maccione Neto, de 75 anos, que morreu na Vila Guilherme, na zona norte da capital, após ser arrastado por uma enxurrada durante a chuva forte que atingiu tarde de domingo (25).
De acordo com o levantamento da Defesa Civil, os óbitos ocorreram em diferentes cidades do estado, provocados por deslizamentos, enxurradas, quedas de árvores, muros e descargas elétricas.
A cidade de São Paulo foi a região com mais mortes, três ao todo, seguida por Guarulhos e Ilhabela, com duas mortes cada.
Veja a lista:
- Campos do Jordão: 1 óbito
- São Paulo: 3 óbitos
- Guarulhos: 2 óbitos
- Juquitiba: 1 óbito
- Bauru: 1 óbito
- Ilhabela: 2 óbitos
- Franca: 1 óbito
- Taubaté: 1 óbito
Alerta para temporais
A Defesa Civil reforça que o verão é o período de maior risco para alagamentos e deslizamentos e orienta a população a evitar áreas alagadas, encostas e regiões com histórico de desmoronamento durante as chuvas intensas.
Dicas em caso de alagamento
- Evite transitar em ruas alagadas;
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas;
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Em caso de emergência ligue:
- 199 - Defesa Civil
- 192 - SAMU









