Especialistas chamam atenção para doenças respiratórias e leptospirose em meio a caos no RS
Segundo ministra da Saúde e médico da Marinha, proximidade das pessoas em abrigo favorece casos de “doenças oportunistas”
Em meio à perda material e de vida durante a catástrofe climática que vive o Rio Grande do Sul, profissionais da saúde chamam a atenção para uma nova preocupação que surge como uma consequência das chuvas: o surgimento e disseminação de síndromes respiratórias agudas graves.
+RS chega a 5 mortes e 124 casos de leptospirose após enchentes
Em entrevista ao Poder Expresso desta quarta-feira (29), Eloi Moraes, capitão de fragata e médico da Marinha, explicou que os abrigos temporários favorecem o surgimento de condições epidêmicas problemáticas devido a proximidade das pessoas, o que torna as transmissões de doenças respiratórias e infecciosas mais presentes.
Uma das consequências disso é o aumento das indicações de notificação de leptospirose. O militar informou que cinco casos de óbitos já foram registrados e há outros 124 em investigação.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, alertou que o número de casos de leptospirose neste ano pode ser quatro vezes maior que o de 2023, e aconselhou que não se espere a confirmação da doença para iniciar o tratamento. “O tratamento começa quando os sintomas aparecem”, afirmou. Ela também informou que os abrigos já estão recebendo vacinas para influenza e Covid-19.
Bombeiros do DF
Os 15 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal os dois agentes da Defesa Civil que fizeram parte da “Missão Humanitária Alagamentos Rio Grande do Sul” retornam a Brasília nesta quinta-feira (30).
No retorno à capital, a equipe passará por avaliação e exames, além de acompanhamento psicológico.
Os militares estavam no Rio Grande do Sul desde 18 de maio com a missão de manter o suporte humanitário na região que sofre com as enchentes. Entre os membros, estão 13 especialistas em busca, resgate e salvamento aquático e resgate em estruturas colapsadas, busca com cães, além de um bombeiro militar médico e uma bombeira militar enfermeira.