"Enem dos concursos": provas começaram no horário em todo o Brasil, diz governo
Segundo Ministério da Gestão, Correios entregaram 20 mil malotes de provas em duas horas
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos informou, neste domingo (18), que os Correios completaram "com eficiência total", nesta manhã, a entrega das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) — o "Enem dos concursos" — e que a aplicação do exame começou "no horário normalmente no Brasil todo". No turno da manhã, o início da aplicação foi às 9h e a duração será de duas horas e 30 minutos.
+ CNU: saiba horários, o que levar e mais detalhes das provas do "Enem dos Concursos"
À tarde, começará às 14h30 e vai até 18h. O ministério explica que os Correios são responsáveis pela "megaoperação logística de distribuição e coleta das provas para mais de 2 milhões de candidatos em 228 municípios de todo país".
A empresa entregou 20 mil malotes em mais de 3.500 locais, em duas horas, totalizando 170 toneladas. "Para que todas as provas chegassem ao destino final, desde o início da operação a empresa mobilizou modais terrestres, aéreos e marítimos e percorreu mais de 153 mil quilômetros, o que equivale a quase quatro voltas completas na Terra", ressalta o ministério.
O Concurso Público Nacional Unificado deve selecionar 6.640 profissionais para ocupar cargos em 21 órgãos públicos federais. A prova tem questões objetivas e dissertativas específicas para cada área de atuação. A divulgação do resultado definitivo ocorrerá em 21 de novembro, e a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação vai começar no próximo mês de janeiro.