CNU: saiba horários, o que levar e mais detalhes das provas do “Enem dos Concursos”
Exame será realizado neste domingo (16), em dois turnos, e é o maior certame da história do Brasil
O Concurso Público Nacional Unificado (CNU) será realizado neste domingo (18), com provas em dois turnos. Cerca de 2,1 milhões de candidatos vão concorrer a 6.640 vagas, para 21 órgãos do governo federal.
O “Enem dos Concursos”, como é chamado, é o maior certame da história do Brasil em números de inscritos e vai ser aplicado em 228 municípios. Os salários variam de R$ 4.008,24 a R$ 22.921,71.
Horários
Turno da manhã Os portões estarão abertos entre 7h30 e 8h30 (horário de Brasília). O início da aplicação do exame será às 9h e a duração será de 2h30.
Turno da tarde A abertura dos portões será às 13h, com fechamento às 14h (horário de Brasília). A prova começará às 14h30 e seguirá até as 18h.
+ Prova do CNU será aplicada no horário de Brasília em todo o país
Todos os candidatos precisam fazer os exames dos dois períodos para concorrer às vagas. Os participantes também devem ficar pelo menos duas horas na sala de prova.
Os inscritos receberão duas folhas de respostas, uma para cada período, para que anotem as respostas, caso queiram. Os papéis do primeiro turno não podem ser levados para aplicação da segunda prova.
Além disso, as folhas só poderão ser levadas para casa se o candidato esperar até os últimos 30 minutos de exame, de manhã e de tarde.
As provas
Turno da manhã Os participantes de nível superior terão que responder a 20 questões objetivas de conhecimentos gerais, junto a uma prova discursiva de conhecimentos específicos. Para os candidatos de nível médio serão 15 perguntas objetivas e uma redação.
Turno da tarde Os inscritos de nível superior terão que responder a 50 questões objetivas de conhecimentos específicos e os de nível médio serão submetidos a 45 perguntas objetivas.
O que levar
É obrigatório que todo candidato leve: - uma caneta preta de material transparente; - documento de identificação com foto.
Caso queira apresentar a identidade digital, o participante deve acessar o aplicativo para mostrar ao fiscal no momento da entrada na sala.
O Ministério da Inovação em Gestão e Serviços Públicos recomendou aos candidatos: - usar roupas e sapatos confortáveis, já que serão provas em dois turnos e os inscritos ficarão sentados por um longo período; - levar alimentos e água, que precisam estar lacrados, em embalagens transparentes; - levar o cartão de confirmação de inscrição, que pode ser acessado na Área do Candidato do CNU.
O CNU vai fornecer aos candidatos envelopes para guardar objetos pessoais, incluindo o celular, que deve ficar desligado durante o exame.
+ "Enem dos concursos": mulheres representam maioria de inscritos no CPNU
Os porta-objetos deverão ser lacrados e identificados antes que o participante se dirija à mesa em que estará sentado durante a prova. Os envelopes ficarão guardados embaixo da carteira e só poderão ser abertos quando o candidato já estiver fora da sala.
Não é permitido: - levar cópias de documentos, ao invés do original; - levar fotografias do documento, ao invés do original; - usar relógio e óculos escuros; - usar acessórios de chapelaria, como boné, chapéu ou gorro; - usar aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro; - usar calculadoras, livros, manuais, apostilas e similares; - se comunicar com outro participante no momento do exame; - levar para casa o caderno de provas.
Locais de prova
O CNU será aplicado em 3.647 locais de prova, distribuídos em 228 cidades. O exame será aplicado, ao todo, em 72.041 salas.
O lugar em que cada participante fará o exame foi divulgado no dia 07 de agosto e pode ser conferido na Área do Candidato do CNU.
Cronograma
O gabarito preliminar das provas será divulgado dois dias após a aplicação do concurso, na terça-feira (20). Já as notas finais serão lançadas no sistema em 08 de outubro.
Depois disso, aqueles que se classificaram serão chamados para perícia médica, para a reserva de vagas das pessoas com deficiência; avaliação da autodeclaração de cor e raça (para pessoas negras); e verificação documental complementar (para indígenas).
+ Ministra diz que governo estuda uma segunda edição do CNU, o “Enem dos Concursos”, em 2025
Para alguns cargos, será necessário enviar títulos para uma avaliação. Esta etapa está prevista para acontecer nos dias 09 e 10 de outubro.
A divulgação final da lista de aprovados será no dia 21 de novembro. Já o início da convocação para posse será em janeiro de 2025, ainda sem dia definido.
Dúvidas ou denúncias
Os candidatos que tiverem dúvidas sobre o CNU ou que quiserem fazer alguma denúncia podem usar o canal oficial de atendimento do Ministério da Gestão e Inovação, no endereço de e-mail concursonacional@gestao.gov.br. O Concurso Nacional Unificado estava previsto, inicialmente, para ser realizado em maio, mas foi adiado para agosto por causa das enchentes no Rio Grande do Sul.