Brasil

Enel tem mais de mil ocorrências por dia em 2025 por falta de energia elétrica em SP

Fortes rajadas de vento fizeram com que até 2 milhões de imóveis ficassem sem luz na Grande São Paulo; empresa disse que reforçou quadro em campo

Imagem da noticia Enel tem mais de mil ocorrências por dia em 2025 por falta de energia elétrica em SP
De janeiro a outubro de 2025, foram 328.091 ocorrências por falta de luz no estado. | Reprodução
• Atualizado em

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Enel teve mais de mil ocorrências diárias por falta de energia elétrica em São Paulo. De janeiro a outubro de 2025, foram 328.091, uma média de 1.079 por dia. O número é o maior desde 2019, no primeiro ano de gestão da concessionária no estado, com exceção de 2024, que registrou mais de 357 mil ocorrências.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Só nesta quarta-feira (10), um apagão causado por fortes rajadas de ventos, decorrentes do ciclone extratropical que passa pelo sul do Brasil, deixou 2 milhões de imóveis sem luz na Grande São Paulo. Os ventos chegaram a quase 100 km/h, provocando queda de árvores e afetando, além do fornecimento de energia, o abastecimento de água.

A Prefeitura de São Paulo acionou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Enel e questionou o grande número de veículos parados na garagem da concessionária em meio ao apagão. Na ação, a prefeitura reforçou que a Enel vem falhando em reparar os serviços quando há interrupções. Como exemplo, a gestão citou os apagões de novembro de 2023 e outubro de 2024, quando milhares de moradores ficaram sem energia elétrica por dias, o que fez a resposta operacional da concessionária ser “amplamente questionada” pelas autoridades.

Em nota, a Enel disse que “mobilizou e reforçou antecipadamente seu quadro em campo e, ao longo do dia [quarta-feira], 1.300 equipes atuaram para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 2 milhões de clientes”.

Mais de 1,5 milhão de imóveis da Grande São Paulo continuam sem energia elétrica na manhã desta quinta. Só na capital paulista, são 1.053.049 imóveis afetados.

Assuntos relacionados

Enel
São Paulo
Energia
Aneel
luz

Últimas Notícias