Enel tem mais de mil ocorrências por dia em 2025 por falta de energia elétrica em SP
Fortes rajadas de vento fizeram com que até 2 milhões de imóveis ficassem sem luz na Grande São Paulo; empresa disse que reforçou quadro em campo


SBT News
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a Enel teve mais de mil ocorrências diárias por falta de energia elétrica em São Paulo. De janeiro a outubro de 2025, foram 328.091, uma média de 1.079 por dia. O número é o maior desde 2019, no primeiro ano de gestão da concessionária no estado, com exceção de 2024, que registrou mais de 357 mil ocorrências.
Só nesta quarta-feira (10), um apagão causado por fortes rajadas de ventos, decorrentes do ciclone extratropical que passa pelo sul do Brasil, deixou 2 milhões de imóveis sem luz na Grande São Paulo. Os ventos chegaram a quase 100 km/h, provocando queda de árvores e afetando, além do fornecimento de energia, o abastecimento de água.
A Prefeitura de São Paulo acionou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a Enel e questionou o grande número de veículos parados na garagem da concessionária em meio ao apagão. Na ação, a prefeitura reforçou que a Enel vem falhando em reparar os serviços quando há interrupções. Como exemplo, a gestão citou os apagões de novembro de 2023 e outubro de 2024, quando milhares de moradores ficaram sem energia elétrica por dias, o que fez a resposta operacional da concessionária ser “amplamente questionada” pelas autoridades.
Em nota, a Enel disse que “mobilizou e reforçou antecipadamente seu quadro em campo e, ao longo do dia [quarta-feira], 1.300 equipes atuaram para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 2 milhões de clientes”.
Mais de 1,5 milhão de imóveis da Grande São Paulo continuam sem energia elétrica na manhã desta quinta. Só na capital paulista, são 1.053.049 imóveis afetados.









