Publicidade
Brasil

Elefanta Pupy chega a santuário no Mato Grosso após 30 anos em zoológico na Argentina

Animal deu os primeiros passos para fora da caixa de transporte nove horas após a chegada; no local, já vivem outras cinco elefantas

Imagem da noticia Elefanta Pupy chega a santuário no Mato Grosso após 30 anos em zoológico na Argentina
• Atualizado em
Publicidade

A elefanta Pupy chegou ao Santuário de Elefantes Brasil, localizado em Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, na manhã de sábado (18). Após uma viagem de cerca de 2.700 quilômetros, ela deu seus primeiros passos fora da caixa de transporte nove horas após sua chegada e pisou no solo do santuário.

Pupy vivia há 30 anos em um zoológico na capital da Argentina, transformado em parque ecológico, onde sua situação era alvo de críticas por parte de ativistas. A elefanta africana de 35 anos foi transportada em uma caixa de ferro com grades grossas, acoplada a um caminhão. Para garantir a segurança durante o trajeto de cinco dias, a operação contou com escolta de vans com tratadores e veterinários.

+ Hugo Calderano faz história e vai à final inédita da Copa do Mundo de Tênis de Mesa

Segundo informações do santuário, logo após sair da caixa, Pupy se cobriu de terra, comportamento típico da espécie para proteção contra o sol e parasitas. Ao chegar, ela demonstrou certa relutância em deixar o compartimento. Para incentivá-la, os cuidadores ofereceram seus alimentos preferidos: cana-de-açúcar e melancia. Ela também recebeu um banho para se refrescar.

Agora, Pupy permanecerá em um abrigo ao ar livre e passará por um período de adaptação à nova casa. Ela é o mais recente animal transferido do parque ecológico de Buenos Aires, onde chegou em 1993.

No santuário brasileiro já vivem cinco elefantas asiáticas, entre elas Mara, que também foi transferida do mesmo parque argentino há cinco anos. Mara percorre atualmente cerca de 10 quilômetros por dia no local. No entanto, Pupy não será reunida com ela, pois as autoridades explicaram que há diferenças naturais entre as espécies.

Pupy será a primeira elefanta africana do santuário, mas logo terá companhia. Kenya, outra elefanta africana que vive sozinha, deve se juntar a ela em breve.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade