Brasil

"Ele veio morar entre nós": CNBB lança Campanha da Fraternidade com tema voltado à moradia digna

Igreja convida fiéis a refletirem sobre a realidade habitacional do país e propõe reflexão sobre a moradia como condição essencial para a dignidade humana

Imagem da noticia "Ele veio morar entre nós": CNBB lança Campanha da Fraternidade com tema voltado à moradia digna
Seminário Nacional de Campanhas 2026 da CNBB | Divulgação/CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lança, nesta Quarta-feira de Cinzas (18), a Campanha da Fraternidade 2026, com o tema "Fraternidade e Moradia" e o lema bíblico "Ele veio morar entre nós" (Jo 1,14). A abertura ocorre às 10h, na sede da entidade, em Brasília, e marca o início das mobilizações em todo o país durante a Quaresma.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

Neste ano, a Igreja Católica coloca no centro do debate o direito à moradia digna, um dos principais desafios sociais do Brasil. Segundo dados apresentados pela CNBB, 6,2 milhões de famílias vivem sem moradia adequada e cerca de 328 mil pessoas estão em situação de rua no país.

Para a campanha, a casa é condição essencial para a dignidade humana. Sem moradia, faltam segurança, saúde, educação e dignidade.

Campanha da Fraternidade 2026 | Reprodução
Campanha da Fraternidade 2026 | Reprodução

O site oficial da Campanha da Fraternidade 2026, oferece materiais de apoio e orientações para quem deseja se envolver.

Campanha da Fraternidade

Criada em 1962, na cidade de Nísia Floresta (RN), por iniciativa de dom Eugênio de Araújo Sales, a Campanha da Fraternidade se tornou uma das principais ações evangelizadoras e sociais da Igreja Católica no Brasil. Ela é realizada anualmente durante a Quaresma – período de preparação para a Páscoa –, e desde 1964 é coordenada pela CNBB e integra o calendário oficial da Igreja no país.

A fraternidade é eixo permanente da campanha. Já o tema escolhido a cada ano busca iluminar situações concretas em que essa fraternidade está ameaçada.

Segundo a CNBB, a proposta vai além da reflexão espiritual: a campanha também promove o chamado "gesto concreto", por meio da Coleta Nacional da Solidariedade.

Do total arrecadado, 60% permanece nas dioceses, financiando projetos sociais locais, e 40% compõe o Fundo Nacional de Solidariedade, destinado a iniciativas em todo o Brasil.

Últimas Notícias