Ramadã, mês mais sagrado do Islã, começa nesta quarta-feira (18); entenda celebração
Segundo a crença islâmica, foi neste mês que o profeta Muhammad recebeu as primeiras revelações do Alcorão


SBT News
O nono mês do calendário islâmico começa nesta quarta-feira (18) e, com ele, o período mais sagrado para os muçulmanos: o Ramadã. Segundo a crença islâmica, foi neste mês que o profeta Muhammad recebeu as primeiras revelações do Alcorão, de Allah, através do anjo Gabriel, há mais de 1.400 anos.
Durante o mês sagrado, os muçulmanos praticam o jejum do nascer ao pôr do sol. A abstenção voluntária é um dos cinco pilares do Islã. Os outros quatro são a fé (shahadah), a oração (salah), a caridade (zakah) e a peregrinação até a cidade de Meca, na Arábia Saudita (Hajj).
O que é o Ramadã?
Engana-se quem pensa que o período se resume apenas a privação de comer, beber, e de manter relações sexuais. O jejum para os muçulmanos, assim como em outras religiões monoteístas, tem a intenção de aproximar os fiéis a Deus.
O Ramadã é um momento de reflexão espiritual, purificação e bastante oração. Os muçulmanos entendem também que o jejum tem o seu papel na educação e no autocontrole, afastando assim o seu praticante do mal, o estimulando a cultivar o bem e a caridade, e sentir a dor da fome, a fim de sentir empatia para com aqueles que a sentem devido à pobreza.
Por isso, durante o período, os seguidores do Islã também devem evitar qualquer atitude maldosa, como fofocar, falar palavrões ou brigar, e são incentivados a doar para instituições de caridade e alimentar os que passam fome.
Todos devem jejuar?
Não, alguns grupos de pessoas estão isentos, como crianças que ainda não atingiram a puberdade, pessoas com problemas de saúde, mulheres grávidas e mães que amamentam.
Aqueles que por algum motivo não podem jejuar durante o Ramadã, devem fazê-lo em algum outro momento. Já todos aqueles aptos a praticar o jejum, devem fazê-lo entre o nascer e o pôr do sol.
Durante o período, duas refeições quebram o jejum: o Suhoor e Iftar:
- o Suhoor é primeira refeição do dia, geralmente consumida cerca de meia hora antes do amanhecer. Entre os itens consumidos estão frutas, frutas secas adocicadas e iogurtes;
- já as refeições Iftar, servidas ao pôr do sol, são mais pesadas, com carboidratos e proteínas, e muitas vezes são ocasiões em que famílias e amigos se reúnem antes de ir a mesquista local para as orações do dia.
Quando é o Ramadã?
As datas do Ramadã obedecem ao calendário islâmico, que é baseado nos ciclos lunares, e variam de ano para ano. Em 2026, o Ramadã começa na noite desta quarta-feira, 18 de fevereiro, com o primeiro dia de jejum na quinta-feira, 19 de fevereiro, e o último dia de jejum em 20 de março.
Como o início do mês do Ramadã está sujeito ao aparecimento da lua, ele pode estar sujeito a mudanças a depender do estado ou país.
Como termina o Ramadã?
A chegada da lua crescente em 20 de março sinaliza o fim do período sagrado, quando acontece a maior festa do calendário muçulmano, a festa do desjejum ou Eid Al-Fitr.
Para a ocasião, é normal que muçulmanos vistam suas melhores roupas, enfeitem as casas, sirvam alimentos entre amigos e familiares, visitem mesquitas e troquem presentes.







